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Planos de negócios em arquitetura e urbanismo: fatores críticos para seu planejamento

Trevisan, Ricardo Marques

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo 2020-11-17

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Planos de negócios em arquitetura e urbanismo: fatores críticos para seu planejamento
  • Autor: Trevisan, Ricardo Marques
  • Orientador: Ono, Rosaria
  • Assuntos: Plano De Negócios; Arquitetura E Urbanismo; Atuação Profissional; Modelo De Negócios; Gestão Arquitetônica; Architectural Management; Business Plan; Business Model; Architecture And Urbanism; Professional Practice
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Esta tese tem como objetivo apontar possíveis alternativas para a superação de fatores críticos específicos ao plano de negócios no campo profissional da Arquitetura e Urbanismo, tais como deficiências no plano de gestão financeira, de marketing, de pessoas ou mesmo a visão estratégica transmitida aos públicos internos e externos. Recentes pesquisas realizadas pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) apontam para o desalinhamento entre o planejamento da atividade profissional e seu mercado de atuação; ao mesmo tempo, crescem as evidências de interesse desses profissionais pelo conhecimento de empreendedorismo em publicações especializadas e no próprio Conselho. Para isso, é necessário inicialmente identificar o que é o atual escritório de Arquitetura e Urbanismo, principalmente se a atuação generalista propagada pelas propostas de formação acadêmica se reflete enquanto atividade econômica. Adotado o método de estudos de casos múltiplos, e recortando o estudo ao município de São Paulo, com maior número absoluto de escritórios em atividade no país, foram levantados dados de atividades técnicas registradas, alimentado um banco de dados georreferenciado sobre os escritórios ativos na cidade, e realizadas sete entrevistas em profundidade com arquitetos titulares. Foi constatada a atuação, de fato, em mercados segmentados e em nichos, a preservação do discurso de atuação generalista, objetivos múltiplos que incluem externalidades sociais positivas, e a necessidade de maior orientação de gestão a estes líderes. Para este último ponto, buscamos contribuir elencando um rol de diretrizes para a elaboração de um documento futuro de recomendações aos planos de negócios neste campo.
  • DOI: 10.11606/T.16.2020.tde-26032021-155257
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
  • Data de criação/publicação: 2020-11-17
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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