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Bibliófilos audiovisuais os media como forma de aproximar estudantes dos livros

Rogério Pelizzari de Andrade Adilson Citelli

2011

Localização: ECA - Escola de Comunicações e Artes    (t301.161 A553b )(Acessar)

  • Título:
    Bibliófilos audiovisuais os media como forma de aproximar estudantes dos livros
  • Autor: Rogério Pelizzari de Andrade
  • Adilson Citelli
  • Assuntos: MEIOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSA (ASPECTOS SOCIAIS); HÁBITO DE LEITURA; LIVROS; EDUCOMUNICAÇÃO
  • Notas: Dissertação (Mestrado) ; Bibliografia
  • Notas Locais: Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação.
  • Descrição: Os meios de comunicação eletrônicos são responsabilizados por supostos desvios das práticas leitoras. Influenciados pelas teorias críticas da comunicação, especialmente ligadas à Escola de Frankfurt, pesquisadores afirmam que os media representam o principal impedimento para que os jovens se aproximem dos livros. Os estímulos audiovisuais de suportes, como a televisão, o rádio, a internet e o videogame, em geral marcados pela superficialidade e pela tentativa de induzir as audiências ao consumo, minimizariam o contato com vivências mais complexas que se manifestam no contato com o texto impresso. Propondo uma inversão deste ponto de vista, uma pesquisa etnográfica foi realizada em sala de leitura de uma escola municipal de São Paulo. O objetivo era identificar relações entre as experiências vivenciadas com os produtos midiáticos e o possível interesse que eles podem despertar em relação aos livros. Alinhado com autores como Martín-Barbero, Canclini e Orozco, que consideram a possibilidade de utilização dos meios de comunicação para contribuir com o processo de educação, o percurso teórico do estudo abrangeu ainda uma revisão das teorias críticas, ideias acerca da função e do conceito de leitura e a influência dos fatores culturais neste processo
  • Data de criação/publicação: 2011
  • Formato: 173 p il.
  • Idioma: Português

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