skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

Factor Validation of the Portuguese Version of the Social Skills Scale of the Preschool and Kindergarten Behavior Scales

Major, Sofia ; Seabra-Santos, Maria João

Paidéia cadernos de Psicologia e Educação, 2014-05, Vol.24 (58), p.145-154 [Periódico revisado por pares]

São Paulo: Universidade de São Paulo-Programa de Pós Graduação em Psicologia, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    Factor Validation of the Portuguese Version of the Social Skills Scale of the Preschool and Kindergarten Behavior Scales
  • Autor: Major, Sofia ; Seabra-Santos, Maria João
  • Assuntos: Age ; análisis factorial ; Autism ; Behavior ; Children & youth ; escalas ; Families & family life ; habilidades sociales ; pre escolares ; Preschool education ; Psychologists ; PSYCHOLOGY ; PSYCHOLOGY, EDUCATIONAL ; PSYCHOLOGY, MULTIDISCIPLINARY ; Social skills ; Studies ; Validity
  • É parte de: Paidéia cadernos de Psicologia e Educação, 2014-05, Vol.24 (58), p.145-154
  • Descrição: The assessment of preschoolers’ social skills represents a topic of growing importance in research recently developed in the field. The purpose of this article is to present confirmatory factor analyses studies for the Social Skills scale of the Preschool and Kindergarten Behavior Scales – Second Edition (PKBS-2), a behavior rating scale that evaluates social skills and problem behaviors, adapted and validated for Portuguese preschool children. The 34 items of the Social Skills scale, distributed on three subscales (Social Cooperation/Adjustment, Social Interaction/Empathy and Social Independence/Assertiveness), were grouped into item-parcels. Model adjustment was analyzed for the total sample (N = 2000) and the analyses were replicated for the subsamples collected in the home (n = 1000) and school settings (n = 1000). The factor structure was very stable for the three samples, with high internal consistency levels and correlations between parcels/scales. The results highlight the utility/validity of the Social Skills scale of the PKBS-2 (Portuguese version). La evaluación de las habilidades sociales en los niños en la etapa preescolar es un tema de creciente relevancia en la investigación recientemente desarrollada. Este trabajo presenta los estudios de análisis factorial confirmatorio de la escala de Habilidades Sociales de las Preschool and Kindergarten Behavior Scales – Second Edition (PKBS-2) validada para la población preescolar portuguesa. Los 34 ítems de la escala se distribuyen en tres subescalas (Cooperación/Ajuste Social, Interacción Social/Empatía e Independencia Social/Asertividad), se agruparan en parcelas. El ajuste del modelo fue analizado para la muestra total (N = 2000), y se realizó una replicación del análisis para las submuestra recogida en casa (n = 1000) y en la escuela (n = 1000). La estructura factorial resultó ser bastante estable en las tres muestras, destacando los altos niveles de consistencia interna y de correlación entre parcelas/escalas. Los resultados refuerzan la utilidad/validez de la escala de Habilidades Sociales de las PKBS-2 (versión portuguesa). A avaliação de aptidões sociais de crianças pré-escolares representa um tópico de relevância crescente em pesquisas desenvolvidas na área. O objetivo deste artigo é apresentar estudos de análise fatorial confirmatória da escala de Aptidões Sociais das Preschool and Kindergarten Behavior Scales – Second Edition (PKBS-2), uma escala de avaliação de aptidões sociais e problemas de comportamento adaptada e validada para a população pré-escolar portuguesa. Os 34 itens da escala de Aptidões Sociais, distribuídos por três subescalas (Cooperação/Ajustamento Social, Interação Social/Empatia e Independência Social/Assertividade), foram reagrupados em parcelas. O ajustamento do modelo foi analisado para a totalidade da amostra (N = 2000) e as análises replicadas para subamostras recolhidas em casa (n = 1000) e na escola (n = 1000). A estrutura fatorial revelou-se bastante estável nas três amostras, sobressaindo valores elevados de consistência interna e correlação entre parcelas/escalas. Os resultados reforçam a utilidade/validade da escala de Aptidões Sociais das PKBS-2 (versão portuguesa).
  • Editor: São Paulo: Universidade de São Paulo-Programa de Pós Graduação em Psicologia, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto
  • Idioma: Inglês;Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.