skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

A CRIANÇA E SEU ESPAÇO: UMA LEITURA SOBRE ARQUITETURA ESCOLAR E OS IDEAIS PEDAGÓGICOS

Tammy Yoshisato ; Arlete Maria Francisco

Colloquium humanarum, 2015-06, Vol.12 (2) [Periódico revisado por pares]

Universidade do Oeste Paulista

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    A CRIANÇA E SEU ESPAÇO: UMA LEITURA SOBRE ARQUITETURA ESCOLAR E OS IDEAIS PEDAGÓGICOS
  • Autor: Tammy Yoshisato ; Arlete Maria Francisco
  • Assuntos: aprendizado ; arquitetura escolar ; criança ; espaço lúdico ; história da educação brasileira
  • É parte de: Colloquium humanarum, 2015-06, Vol.12 (2)
  • Descrição: O primeiro contato que a criança tem com o mundo externo é através da escola, pois é, no ambiente escolar, que são criadas as primeiras relações sociais e adquiridos os primeiros conhecimentos científicos. E não é somente a proposta pedagógica que irá proporcionar, à criança, o aprendizado, o espaço onde ela está inserida também tem uma grande influência, possibilitando novas experiências. Este trabalho objetiva estudar a relação entre ideais políticos e pedagógicos e as tipologias arquitetônicas escolares, desde a República aos dias atuais. A metodologia parte da pesquisa histórica sobre os ideais educacionais, a partir da bibliografia disponível, e faz uma leitura das plantas dos edifícios escolares, por meio da leitura gráfica. Conclui-se que o espaço escolar evoluiu desde o século XIX, porém, a atenção com a ludicidade do espaço voltado para a criança ainda não alcançou uma solução que incremente a qualidade do ensino nas escolas públicas do Brasil.
  • Editor: Universidade do Oeste Paulista
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.