skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

A construção de conceitos geográficos no ensino - uma análise de conhecimentos geográficos em alunos de quinta e sexta séries do ensino fundamental

Lana de Souza Cavalcanti José William Vesentini

1996

Localização: FFLCH - Fac. Fil. Let. e Ciências Humanas    (T CAVALCANTI, LANA DE SOUZA, 1996 )(Acessar)

  • Título:
    A construção de conceitos geográficos no ensino - uma análise de conhecimentos geográficos em alunos de quinta e sexta séries do ensino fundamental
  • Autor: Lana de Souza Cavalcanti
  • José William Vesentini
  • Assuntos: GEOGRAFIA (ESTUDO E ENSINO)
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Este estudo teve como objetivo a compreensao do processo de construcao de conceitos geograficos pelos alunos no ensino, implicando a mediacao do docente. Partiu-se de alguns pressupostos tais como: a defesa da racionalidade critica como constitutiva da formacao humana, a escola como locus peculiar da formacao de sujeitos racionais, o dominio de conhecimentos geograficos, entre outros, como elemento constitutivo dessa formacao. Dentre tantos processos pedagogico-didaticos propiciadores da aprendizagem escolar, elegeu-se a construcao de conceitos geograficos atraves do estudo de representacoes sociais de alunos. A pesquisa consistiu de estudo sobre as representacoes sociais de alunos de quinta e sexta series do ensino fundamental de conceitos geograficos tomados como basicos para os estudos de geografia nessas series: lugar, paisagem, regiao, territorio, natureza e sociedade. Na etapa de levantamento de dados empiricos, conforme a metodologia da pesquisa qualitativa, foram coletados dados de alunos atraves de observacao, entrevistas e questionarios. Para dados adicionais foram tambem entrevistados professores do ensino fundamental. As analises tiveram como referencia as possibilidades didaticas de se estabelecerem pontes entre os conceitos cotidianos e os cientificos e as potencialidades do conhecimento cotidiano para a construcao de uma consciencia espacial
  • Data de criação/publicação: 1996
  • Formato: 258 p.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.