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Ser em cena flor ao vento - etnografia de olhares híbridos

Rita de Cássia de Almeida Castro Sylvia Caiuby Novaes

2005

Localização: FFLCH - Fac. Fil. Let. e Ciências Humanas    (T CASTRO,RITA DE CSSIA A 2005 )(Acessar)

  • Título:
    Ser em cena flor ao vento - etnografia de olhares híbridos
  • Autor: Rita de Cássia de Almeida Castro
  • Sylvia Caiuby Novaes
  • Assuntos: ARTES DO ESPETÁCULO -- SÃO PAULO(SP); EXPRESSÃO CORPORAL; YOGA; ANTROPOLOGIA
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: A pesquisa consiste na abordagem antropológica do fazer teatral, mais especificamente, o cotidiano do ator teatral e seus estados de criação. O foco do trabalho é a fase do treinamento, espaço de preparação do ator para a cena teatral. Como treinamento, alguns grupos de atores da cidade de São Paulo elegeram técnicas orientais como o seitai-ho e o yoga ashtanga. O seitai-ho, criado no Japão no começo do século XX por Haruchika Noguchi (1911-76), foi introduzido no Brasil, na cidade de São Paulo, em 1994, por Toshi Tanaka. O seitai-ho é um conjunto de técnicas elaboradas para a manutenção da saúde, assegurando os processos naturais de transformação do corpo; sei significa "equilíbrio correto"; tai, "corpo"; e ho, "técnica". O yoga ashtanga, de origem indiana, foi utilizado como treinamento dos atores no processo de montagem da peça Hamlet, de William Shakespeare, com direção de Chiquinho Medeiros, no ano de 2002. A partir de pesquisa etnográfica, tanto com o treinamento do seitai-ho como no processo de montagem da peça Hamlet, procuro compreender em que essas técnicas contribuem para o trabalho do ator, qual visão do Oriente é construída por esses atores no contexto paulistano e qual a singularidade estética e cênica dos atores que optam por esses treinamentos. Na trajetória de alguns artistas brasileiros, que se propõem uma aproximação com essas abordagens orientais, constrói-se a perspectiva de uma "cultura do caminho", uma sensação do corpo em processo, um
    constante vir-a-ser em que as fronteiras entre arte e vida cotidiana não aparecem tão demarcadas. A proximidade com essas técnicas orientais possibilita um exercício de deslocamento, constroem-se um outro olhar, uma outra vivência corporal, um outro tipo de eficácia nesse trânsito entre a vida cotidiana e as situações de performance estética
  • Data de criação/publicação: 2005
  • Formato: 335 p + anexos.
  • Idioma: Português

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