skip to main content
Visitante
Meu Espaço
Minha Conta
Sair
Identificação
This feature requires javascript
Tags
Revistas Eletrônicas (eJournals)
Livros Eletrônicos (eBooks)
Bases de Dados
Bibliotecas USP
Ajuda
Ajuda
Idioma:
Inglês
Espanhol
Português
This feature required javascript
This feature requires javascript
Primo Search
Busca Geral
Busca Geral
Acervo Físico
Acervo Físico
Produção Intelectual da USP
Produção USP
Search For:
Clear Search Box
Search in:
Busca Geral
Or select another collection:
Search in:
Busca Geral
Busca Avançada
Busca por Índices
This feature requires javascript
Tipo de recurso
criteria input
qualquer lugar do registro
no título
como autor
no assunto
Data de publicação
lsr01
lsr02
lsr03
lsr04
Orientador
Show Results with:
no título
Show Results with:
qualquer lugar do registro
no título
como autor
no assunto
Data de publicação
lsr01
lsr02
lsr03
lsr04
Orientador
Mostra resultados com:
criteria input
que contêm minhas palavras de busca
com a frase exata
começa com
Mostra resultados com:
Índice
criteria input
E
OU
NÃO
This feature requires javascript
Maracatu nação: códigos barrocos no corpo que dança
Conrado, Margarete de Souza
UFBA
Sem texto completo
Citações
Citado por
Serviços
Detalhes
Resenhas & Tags
Nº de Citações
This feature requires javascript
Enviar para
Adicionar ao Meu Espaço
Remover do Meu Espaço
E-mail (máximo 30 registros por vez)
Imprimir
Link permanente
Referência
EasyBib
EndNote
RefWorks
del.icio.us
Exportar RIS
Exportar BibTeX
This feature requires javascript
Título:
Maracatu nação: códigos barrocos no corpo que dança
Autor:
Conrado, Margarete de Souza
Descrição:
Submitted by Glauber de Assunção Moreira (glauber.moreira@ufba.br) on 2018-09-25T19:39:02Z; No. of bitstreams: 1; Dissertação Margarete.pdf: 24074053 bytes, checksum: 138f329c0726effc23a76daba185a96f (MD5) Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2018-09-26T18:20:20Z (GMT) No. of bitstreams: 1; Dissertação Margarete.pdf: 24074053 bytes, checksum: 138f329c0726effc23a76daba185a96f (MD5) Made available in DSpace on 2018-09-26T18:20:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1; Dissertação Margarete.pdf: 24074053 bytes, checksum: 138f329c0726effc23a76daba185a96f (MD5) Esta dissertação estuda o Maracatu Nação de Pernambuco, uma dança em forma de cortejo; que tem cerca de dois séculos de existência. São estudados três dos grupos mais antigos do; Recife: O Maracatu Nação Elefante, o Leão Coroado, e o Estrela Brilhante. O pressuposto é; o de que essa dança-cortejo materializa o trânsito do corpo com o espaço urbano e a memória; da cidade, intercomunicando diferentes sistemas, tais como a religião católica, o candomblé, a; arquitetura barroca e a história colonial. O diálogo se manifesta muitas vezes como; contraponto, no qual a dança é uma forma de resistência cultural às modificações do espaço; urbano e à perda da memória dos antepassados. Ao levar para as ruas um cortejo real que, da; cintura para cima mantém a postura ereta das cortes, mas que nos quadris e pés estremece ao; som do batuque dos tambores, as comunidades de Maracatu elegem sua realeza, prestando; homenagem aos orixás, aos santos católicos e aos seus mortos. Nos figurinos amplos e; rebuscados e na movimentação corporal de giros e ziguezagues, os códigos da dança lembram; as curvas e dobras da estética barroca. Assim, os códigos barrocos corporificam a tensão que; se estabelece com as linhas de desenvolvimento das cidades, subvertendo os valores; ocidentais e dissolvendo dualismos tais como central e periférico, tradicional e moderno,; sagrado e profano, entre outros. This dissertation studies the Maracatu Nação of Pernambuco, a dance in form of street; procession that has about two centuries of existence. Three of the oldest groups of Maracatu; from the city of Recife are studied: The Maracatu Nação Elefante, the Leão Coroado, and the; Estrela Brilhante. The main hypothesis is that this dance embodies the transit of the body; with the urban space and the memory of the city, intercommunicating different systems, such; as catholic religion, candomblé, the baroque architecture and colonial history. The dialogue; manifest many times as counterpoint, the dance is a form of cultural resistance to the; modifications of the urban space and to the loss of the memory of the past history and of the; ancestors. When they go though the streets with one procession that presents characters of a; king and queen’s court, showing an erect posture as well as shaking hips and feet, the; communities of Maracatu choose its royalty, giving homage to their orixás, their catholic; saints and its ancestors. In their huge and detailed clothes, their body movements with turns; and zigzags, the codes of the dance remember the curves and folds of aesthetic the baroque; one. Thus, the baroque codes of this dance embodies the tension in respect to the guidelines of; development of the cities, dissolving dualisms such as central and peripheral, traditional and; modern, sacred and profane.
Editor:
UFBA
Idioma:
Português
Links
View record in Networked Digital Library of Theses and Dissertations (NDLTD)$$FView record in $$GNetworked Digital Library of Theses and Dissertations (NDLTD)
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Voltar para lista de resultados
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.
Buscando por
em
scope:(USP_PRODUCAO),scope:(USP_EBOOKS),scope:("PRIMO"),scope:(USP),scope:(USP_EREVISTAS),scope:(USP_FISICO),primo_central_multiple_fe
Mostrar o que foi encontrado até o momento
This feature requires javascript
This feature requires javascript