skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Maracatu nação: códigos barrocos no corpo que dança

Conrado, Margarete de Souza

UFBA

Sem texto completo

Citações Citado por
  • Título:
    Maracatu nação: códigos barrocos no corpo que dança
  • Autor: Conrado, Margarete de Souza
  • Descrição: Submitted by Glauber de Assunção Moreira (glauber.moreira@ufba.br) on 2018-09-25T19:39:02Z; No. of bitstreams: 1; Dissertação Margarete.pdf: 24074053 bytes, checksum: 138f329c0726effc23a76daba185a96f (MD5) Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2018-09-26T18:20:20Z (GMT) No. of bitstreams: 1; Dissertação Margarete.pdf: 24074053 bytes, checksum: 138f329c0726effc23a76daba185a96f (MD5) Made available in DSpace on 2018-09-26T18:20:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1; Dissertação Margarete.pdf: 24074053 bytes, checksum: 138f329c0726effc23a76daba185a96f (MD5) Esta dissertação estuda o Maracatu Nação de Pernambuco, uma dança em forma de cortejo; que tem cerca de dois séculos de existência. São estudados três dos grupos mais antigos do; Recife: O Maracatu Nação Elefante, o Leão Coroado, e o Estrela Brilhante. O pressuposto é; o de que essa dança-cortejo materializa o trânsito do corpo com o espaço urbano e a memória; da cidade, intercomunicando diferentes sistemas, tais como a religião católica, o candomblé, a; arquitetura barroca e a história colonial. O diálogo se manifesta muitas vezes como; contraponto, no qual a dança é uma forma de resistência cultural às modificações do espaço; urbano e à perda da memória dos antepassados. Ao levar para as ruas um cortejo real que, da; cintura para cima mantém a postura ereta das cortes, mas que nos quadris e pés estremece ao; som do batuque dos tambores, as comunidades de Maracatu elegem sua realeza, prestando; homenagem aos orixás, aos santos católicos e aos seus mortos. Nos figurinos amplos e; rebuscados e na movimentação corporal de giros e ziguezagues, os códigos da dança lembram; as curvas e dobras da estética barroca. Assim, os códigos barrocos corporificam a tensão que; se estabelece com as linhas de desenvolvimento das cidades, subvertendo os valores; ocidentais e dissolvendo dualismos tais como central e periférico, tradicional e moderno,; sagrado e profano, entre outros. This dissertation studies the Maracatu Nação of Pernambuco, a dance in form of street; procession that has about two centuries of existence. Three of the oldest groups of Maracatu; from the city of Recife are studied: The Maracatu Nação Elefante, the Leão Coroado, and the; Estrela Brilhante. The main hypothesis is that this dance embodies the transit of the body; with the urban space and the memory of the city, intercommunicating different systems, such; as catholic religion, candomblé, the baroque architecture and colonial history. The dialogue; manifest many times as counterpoint, the dance is a form of cultural resistance to the; modifications of the urban space and to the loss of the memory of the past history and of the; ancestors. When they go though the streets with one procession that presents characters of a; king and queen’s court, showing an erect posture as well as shaking hips and feet, the; communities of Maracatu choose its royalty, giving homage to their orixás, their catholic; saints and its ancestors. In their huge and detailed clothes, their body movements with turns; and zigzags, the codes of the dance remember the curves and folds of aesthetic the baroque; one. Thus, the baroque codes of this dance embodies the tension in respect to the guidelines of; development of the cities, dissolving dualisms such as central and peripheral, traditional and; modern, sacred and profane.
  • Editor: UFBA
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.