Complexidade e controvérsias na educação a distância: a implantação da modalidade na USP
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Complexidade e controvérsias na educação a distância: a implantação da modalidade na USP

  • Autor: Franco, Iara Cordeiro De Melo
  • Orientador: Litto, Fredric Michael
  • Assuntos: Complexidade; Teoria Ator-Rede; Comunicação Digital; Controvérsia; Educação A Distância; Distance Education; Digital Communication; Controversy; Complexity; Theory Actor-Network
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Esta tese aborda o fenômeno da complexidade da educação a distância e semipresencial segundo referenciais conceituais da modalidade, em diálogo com teorias sobre a comunicação digital, a epistemologia da complexidade, a teoria ator-rede e a cartografia das controvérsias. Investiga quem são os atores que constituem o agregado social educação a distância através do mapeamento de conflitos no fórum geral de discussão do primeiro curso semipresencial da USP, o curso de Licenciatura em Ciências, no período de novembro de 2010 a novembro de 2011. Na perspectiva deste trabalho, as controvérsias ocorreram devido à prevalência de uma visão humanocêntrica que deposita nos atores humanos a proeminência e a prevalência das ações, não reconhece que objetos, processos, encontros, entre outros actantes, são também mediadores e não simples intermediários ou atores coadjuvantes. A pesquisa procura demonstrar que a compreensão do que seja o social, conforme a Teoria Ator Rede, pode ajudar a explicar e a superar os entraves que a modalidade da educação a distância ainda enfrenta na sociedade brasileira.
  • DOI: 10.11606/T.27.2014.tde-24102014-110437
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes
  • Data de criação/publicação: 2014-04-17
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português
 
Disponível na Biblioteca:
  • ECA - Escola de Comunicações e Artes (t371.3078 F825c (corrigida) )