Complexidade e controvérsias na educação a distância: a implantação da modalidade na USP
ABCD PBi
Complexidade e controvérsias na educação a distância: a implantação da modalidade na USP
Autor:
Franco, Iara Cordeiro De Melo
Orientador:
Litto, Fredric Michael
Assuntos:
Complexidade
;
Teoria Ator-Rede
;
Comunicação Digital
;
Controvérsia
;
Educação A Distância
;
Distance Education
;
Digital Communication
;
Controversy
;
Complexity
;
Theory Actor-Network
Notas:
Tese (Doutorado)
Descrição:
Esta tese aborda o fenômeno da complexidade da educação a distância e semipresencial segundo referenciais conceituais da modalidade, em diálogo com teorias sobre a comunicação digital, a epistemologia da complexidade, a teoria ator-rede e a cartografia das controvérsias. Investiga quem são os atores que constituem o agregado social educação a distância através do mapeamento de conflitos no fórum geral de discussão do primeiro curso semipresencial da USP, o curso de Licenciatura em Ciências, no período de novembro de 2010 a novembro de 2011. Na perspectiva deste trabalho, as controvérsias ocorreram devido à prevalência de uma visão humanocêntrica que deposita nos atores humanos a proeminência e a prevalência das ações, não reconhece que objetos, processos, encontros, entre outros actantes, são também mediadores e não simples intermediários ou atores coadjuvantes. A pesquisa procura demonstrar que a compreensão do que seja o social, conforme a Teoria Ator Rede, pode ajudar a explicar e a superar os entraves que a modalidade da educação a distância ainda enfrenta na sociedade brasileira.
DOI:
10.11606/T.27.2014.tde-24102014-110437
Editor:
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes
Data de criação/publicação:
2014-04-17
Formato:
Adobe PDF
Idioma:
Português
Disponível na Biblioteca:
ECA - Escola de Comunicações e Artes (t371.3078 F825c (corrigida) )