skip to main content

Expressão dos receptores vanilóides do tipo 1 e 2 (TRPV1-2) durante o desenvolvimento da retina de ratos

D. O. Martins M Leonelli; A. H Kihara; Luiz Roberto Giorgetti de Britto; Congresso IBRO/LARC de Neurociências da América Latina, Caribe e Península Ibérica (1. 2008 Búzios, Brasil)

Resumos Búzios, 2008

Búzios Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento 2008

Item não circula. Consulte sua biblioteca.(Acessar)

  • Título:
    Expressão dos receptores vanilóides do tipo 1 e 2 (TRPV1-2) durante o desenvolvimento da retina de ratos
  • Autor: D. O. Martins
  • M Leonelli; A. H Kihara; Luiz Roberto Giorgetti de Britto; Congresso IBRO/LARC de Neurociências da América Latina, Caribe e Península Ibérica (1. 2008 Búzios, Brasil)
  • Assuntos: FISIOLOGIA
  • É parte de: Resumos Búzios, 2008
  • Descrição: Avaliar a expressão de RNA e protéica dos receptores vanilóides do tipo 1 e 2 (TRPV1-2) durante o desenvolvimento da retina de ratos (Rattus norvegicus), bem como caracterizar os tipos celulares que os expressam. Métodos Realizamos experimentos de reação de cadeia de polimerase em tempo real, de imunoistoquímica e de immunoblotting para determinar a presença dos receptores TRPV1 e TRPV2 na retina de ratos do estágio embrionário de 19 dias (E19) e em idades pós natais (P1, P5, P15 e P60). Resultados Observamos que a expressão gênica e protéica do receptor TRPV1 mantém-se constante durante o período observado. Porém, nossos dados de imunoistoquímica indicam que esse receptor é expresso inicialmente nas porções mais externas da retina, incluindo a camada neuroblástica da retina, sendo que no animal adulto é encontrado principalmente nas porções mais internas da retina, localizado em vasos, em células da microglia e em neurônios. A expressão gênica e protéica de TRPV2 só foi encontrada em fases tardias do desenvolvimento retiniano, constituindo uma população de células amácrinas e ganglionares com longos processos na sublâmina OFF da camada plexiforme interna, e em processos celulares perivasculares nessa camada, além de finos processos na camada plexiforme externa. Não observamos co-localização dos receptores TRPV1 e TRPV2. Conclusões A presença do receptor TRPV1 na camada neuroblástica retiniana pode ser indicativo de que esse receptor participe dos processos
    iniciais de divisão, diferenciação e/ou apoptose de células precursoras da retina. No animal adulto, a presença abrangente de TRPV1 em neurônios, células da microglia e vasos pode ser sugestiva de que esse receptor module funções que integrem a comunicação entre neurônios, vasos e glia. A localização perivascular de TRPV2 e vascular de TRPV1 podem ser sugestivas da participação do sistema endovanilóide na regulação da atividade vascular na retina de ratos adultos.
  • Editor: Búzios Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento
  • Data de criação/publicação: 2008
  • Formato: res. A.01.010.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.