skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL: UMA SCOPING REVIEW DE TESES E DISSERTAÇÕES

Carvalho Filho, Josué José de ; Batista, Paula ; Souza Neto, Samuel de

Movimento (Porto Alegre, Brazil), 2021, Vol.27, p.e27055 [Periódico revisado por pares]

Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Educaco Fisica

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL: UMA SCOPING REVIEW DE TESES E DISSERTAÇÕES
  • Autor: Carvalho Filho, Josué José de ; Batista, Paula ; Souza Neto, Samuel de
  • Assuntos: Dissertations & theses ; EDUCATION & EDUCATIONAL RESEARCH ; HISTORY ; PHILOSOPHY ; Physical education ; POLITICAL SCIENCE ; SOCIOLOGY ; Teacher education ; Teaching
  • É parte de: Movimento (Porto Alegre, Brazil), 2021, Vol.27, p.e27055
  • Descrição: Esta scoping review visou mapear a produção de conhecimento (teses e dissertações) sobre estágio supervisionado na formação de professores de Educação Física no Brasil entre 1996 e 2019, com o horizonte de identificar fatores contributivos para o processo de profissionalização do ensino. Ancorada em Arksey e O’malley (2005) e no guia “Prisma-ScR” (TRICCO et al., 2018), as buscas ocorreram nas plataformas online Capes e BDTD, com os descritores: “Estágio Curricular Supervisionado”; “Estágio Supervisionado”; “Estágio Curricular”; “Prática de Ensino”; “Estágio Supervisionado” AND “Formação de Professores”, combinados com AND “Educação Física”, identificando-se 62 trabalhos (46 dissertações e 16 teses). Os dados revelam um crescimento de pesquisas entre 2012-2019, maior concentração no eixo Sul/Sudeste (83%) e escassez nas Regiões Norte (3%), Nordeste (11%) e Centro-Oeste (3%). Transversalmente as pesquisas evidenciaram a necessidade de efetivação da parceria universidade-escola ao nível dos papéis formativos das instituições e dos atores envolvidos nos estágios.                               
  • Editor: Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Educaco Fisica
  • Idioma: Inglês;Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.