skip to main content

Megaprojetos, megaeventos, megalópole a produção de uma nova centralidade em São Paulo

Mônica de Carvalho; Clarissa Maria Rosa Gagliardi

São Paulo Olho d'Água 2015

Localização: EACH - Esc. Artes, Ciências e Humanidades    (796.334668 M496c ) e outros locais(Acessar)

  • Título:
    Megaprojetos, megaeventos, megalópole a produção de uma nova centralidade em São Paulo
  • Autor: Mônica de Carvalho; Clarissa Maria Rosa Gagliardi
  • Assuntos: TURISMO DE EVENTOS -- BRASIL SÃO PAULO (SP); EVENTOS -- BRASIL SÃO PAULO (SP); EVENTOS ESPORTIVOS; COPA DO MUNDO; FUTEBOL; ECONOMIA DO TURISMO; DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO; DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO; COPA DO MUNDO (ASPECTOS SOCIOECONÔMICOS ASPECTOS URBANÍSTICOS) -- SÃO PAULO (SP); ÁREAS METROPOLITANAS -- SÃO PAULO (SP); ESPAÇO URBANO (PLANEJAMENTO) -- SÃO PAULO (SP); POLÍTICA URBANA -- SÃO PAULO (SP)
  • Notas: Bibliografia no final dos capítulos
    Bibliografia
  • Descrição: 'O projeto nacional “Metropolização e Megaeventos: impactos da Copa do Mundo e das Olimpíadas nas metrópoles brasileiras”, coordenado pelo INCT Observatório das Metrópoles, teve como objetivo ampliar o espectro analítico sobre as transformações físico-territoriais, sócio-econômicas, ambientais e simbólicas associadas a estes megaeventos (...) Assim, combinando uma metodologia qualitativa e quantitativa, o projeto investigou as transformações urbanas ocorridas nas cidades-sedes onde se realizaram os jogos da Copa do Mundo e das Olimpíadas (...), bem como seus desdobramentos socioespaciais. Visando alcançar este objetivo, a análise se pautou pela utilização de quatro eixos interligados, quais sejam: (i) desenvolvimento econômico; (ii) esporte e segurança; (iii) moradia e mobilidade; e (iv) governança urbana. (...). O presente livro ressalta exatamente os resultados desta análise do ponto de vista de São Paulo (...) O presente livro aborda diversas temáticas, envolvendo as mudanças na dinâmica socioterritorial e imobiliária da Zona Leste, reconfiguração do setor turístico e das práticas esportivas, os processos de neoliberalização da governança urbana da cidade, e as disputas políticas que atravessaram a escolha da Zona Leste como lugar do novo estádio de futebol construído (...)
    O projeto desenvolvido pela Rede Observatório das Metrópoles contou com uma rede de pesquisadores e o engajamento de diversas instituições de pesquisa e universidades espalhadas pelo país. Em São Paulo, a pesquisa contou com o apoio do Programa de Estudos Pós-graduados em Ciências Sociais da PUC São Paulo e do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), e do Comitê Popular da Copa de São Paulo. O projeto contou com o apoio nacional da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia' (p. [5]-8)
  • Editor: São Paulo Olho d'Água
  • Data de criação/publicação: 2015
  • Formato: 214 p il.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.