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Estudo da influência da rigidez do quadro na dirigibilidade de um veículo de competição Fórmula SAE em ambiente multicorpos

Ericsson, Luis Gustavo Sigward

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Engenharia de São Carlos 2008-12-19

Acesso online

  • Título:
    Estudo da influência da rigidez do quadro na dirigibilidade de um veículo de competição Fórmula SAE em ambiente multicorpos
  • Autor: Ericsson, Luis Gustavo Sigward
  • Orientador: Costa Neto, Alvaro
  • Assuntos: Dinâmica Lateral De Veículo; Dinâmica Veicular; Sistemas Multicorpos; Fórmula Sae; Rigidez Torcional De Quadro; Multibody Systems; Lateral Vehicle Dynamics; Frame Torsional Stiffness; Formula Sae; Vehicle Dynamics
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: O objetivo deste trabalho é estudar a influência da rigidez do quadro na dirigibilidade de um veículo de competição fórmula SAE (protótipo E2-M, da equipe EESC-USP) em ambiente multicorpos com o software Adams/Car. Um modelo contendo os subsistemas de suspensão, direção, pneumático, powertrain, barra estabilizadora e quadro foi construído em ambiente multicorpos com componentes modelados como corpos rígidos. Posteriormente foram elaborados três modelos de quadros flexíveis com diferentes valores de rigidez torcional para substituir o quadro rígido. Estes foram obtidos através da análise modal com o auxílio do método dos elementos finitos. Para comparação da dinâmica lateral dos modelos, típicas manobras do estudo de dirigibilidade foram consideradas tais como rampsteer, step-steer e single lane change. Os resultados obtidos foram de aceleração lateral e velocidade de guinada. Pelas condições avaliadas, pode-se concluir que a rigidez torcional de um quadro para o protótipo E2-M pode estar entre 700 e 1500 N.m/o. Essa variação de rigidez representou 5 kg de massa no quadro. Porém deve-se fazer uma avaliação modal com a massa suspensa calibrada para verificar se não existe acoplamento de modos e freqüências com outros subsistemas.
  • DOI: 10.11606/D.18.2008.tde-21082009-105817
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Engenharia de São Carlos
  • Data de criação/publicação: 2008-12-19
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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