skip to main content

A fase brasiliense do cinema de Vladimir Carvalho: um projeto de história e memória popular para Brasília

Monfrini, André Lima

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes 2023-06-26

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    A fase brasiliense do cinema de Vladimir Carvalho: um projeto de história e memória popular para Brasília
  • Autor: Monfrini, André Lima
  • Orientador: Morettin, Eduardo Victorio
  • Assuntos: Brasília; Documentário Brasileiro; Vladimir Carvalho; Brasília; Brazilian Documentary
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Notas Locais: Programa de Pós-graduação em Meios e Processos Audiovisuais.
  • Descrição: Este trabalho tem por objeto três filmes do documentarista paraibano Vladimir Carvalho. São eles: os curtas Brasília Segundo Feldman (1979) e Perseghini (1984), e o longa-metragem Conterrâneos Velhos de Guerra (1990/1991). Propomos que estes três filmes compõem a fase brasiliense da cinematografia do cineasta. Tomados em conjunto, os filmes apontam para um projeto de história e de memória de Brasília que buscou tensionar as narrativas hegemônicas e construir uma perspectiva popular, ligada à classe trabalhadora, de compreensão da nova capital. Antes, a pesquisa investiga algumas das figurações de Brasília anteriores ao cinema de Carvalho, especialmente os cinejornais realizados durante a construção da cidade e os documentários feitos por cineastas ligados ao Cinema Novo nos anos 1960. Os filmes do documentarista paraibano são analisados a partir dos seguintes eixos: o uso que fazem de material de arquivo (propomos o conceito de sistema de imagens para pensar sua obra); as articulações entre entrevista e narração, em cotejamento com dinâmicas historiográficas do documentário brasileiro; e o retrato que o cineasta faz da cidade de Brasília no contexto do projeto da arquitetura moderna brasileira. Defendemos que Carvalho confronta tanto a memória modernista hegemônica quanto a memória de viés oficial que retratou Brasília ao evidenciar traumas e violências constitutivos da história da cidade e da experiência operária neste contexto. Nesse sentido, Vladimir foi um historiador de Brasília atuando através da linguagem cinematográfica. Ao longo dos anos 1970 e 1980, estabeleceu diálogos com processo de revisão crítica do modernismo brasileiro. Por fim, a pesquisa investiga como Conterrâneos velhos de guerra pode ser lido à luz do processo de redemocratização do país e de fundação da Nova República. Nesse momento, as memórias sociais sobre o ex-presidente Juscelino Kubitschek e sobre Brasília se reorganizaram, um processo com o qual Conterrâneos dialoga.
  • DOI: 10.11606/D.27.2023.tde-15082023-113500
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes
  • Data de criação/publicação: 2023-06-26
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.