Os (des)caminhos da comunicação na implantação do Programa
de
Qualidade Total na
Universidade
Brasileira
ABCD PBi
Os (des)caminhos da comunicação na implantação do Programa
de
Qualidade Total na
Universidade
Brasileira
Autor:
Cleusa Andrade Scroferneker
Margarida Maria Krohling Kunsch
Assuntos:
COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL
;
CORREIO ELETRÔNICO
;
TEORIA DA COMUNICAÇÃO
Notas:
Tese (Doutorado)
Descrição:
A análise das estratégias comunicacionais utilizadas para a implantação do programa
de
gestão da qualidade total em três universidades brasileiras, identificadas como ALFA, BETA e DELTA, é a proposta deste estudo. Estratégias comunicacionais sãoentendidas como o conjunto
de
ações planejadas e integradas a uma política
de
comunicação para a qualidade, voltadas aos públicos com os quais a
universidade
interage e dos quais depende, especialmente os públicos internos. A pesquisa, decaráter descritivo-explicativo, incluiu a revisão teórica e conceitual sobre os temas pertinentes e pesquisa
de
campo, junto a coordenadores dos programas
de
qualidade e assessores
de
comunicação das respectivas universidades, bem como junto aosprofessores e alunos das universidades BETA e DELTA e funcionários
de
ALFA. Os resultados da pesquisa foram reveladores, sem serem surpreendentes, ou seja, as estratégias comunicacionais são pontuais e fragmentadas, implementadas a partir
de
ummodelo tradicional
de
comunicação assimétrico, de transferência de informação. Há portanto, o predomínio de uma cultura de informação em detrimento de uma cultura de comunicação nas universidades pesquisadas. A universidade necessita repensar asua comunicação, a partir da definição de uma política global de comunicação desenvolvida sob uma perspectiva de comunicação integrada. E as Relações Públicas desempenha um papel fundamental neste processo como gestora e mediadora da comunicaçãoda universidade com os seus públicos
Data de criação/publicação:
2000
Formato:
248 p.
Idioma:
Português
Disponível na Biblioteca:
ECA - Escola de Comunicações e Artes (t658.45 S435d e.2 )