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Renzo Piano - do croqui à execução

Dória, Filipe Gebrim

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo 2018-06-05

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Renzo Piano - do croqui à execução
  • Autor: Dória, Filipe Gebrim
  • Orientador: Faggin, Carlos Augusto Mattei
  • Assuntos: Arquitetura Contemporânea; Arquitetura Contextual; Linguagem Arquitetônica; Materiais; Processo Projetual; Renzo Piano; Técnicas Construtivas; Dados Não Fornecidos Pelo Autor
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Esta pesquisa se interessa pela biografia profissional e pelo caráter das obras do arquiteto Renzo Piano. Mais especificamente pela heterogeneidade de sua produção, representada tanto pela diversidade de condicionantes como de resultantes, e por seu processo projetual, que utiliza uma sofisticada metodologia, com êxito verificável no produto final de projeto, a obra construída. Aspectos que podemos destacar como relevantes no desenvolvimento de seus projetos são: o espírito colaborativo, a abordagem multidisciplinar, com grande interação com projetistas complementares e consultores, a estreita relação com fornecedores e executores, o uso de recursos tecnológicos - por exemplo avançados programas de computador - e a produção de modelos físicos e protótipos, muitas vezes em escala real, que constituem um verdadeiro campo de experimentação e empirismo na busca por novas soluções. Primeiramente é feita uma aproximação do objeto da pesquisa e posteriormente são analisadas três obras do arquiteto: o Museu Coleção Menil (1981-1987), o Aeroporto Internacional de Kansai (1988-1994) e o Centro Cultural Jean-Marie Tjibaou (1991-1998), de modo a ilustrar as condicionantes, o processo projetual e construtivo e a resultante de cada uma delas. Busca-se demonstrar a existência nas obras de Piano de uma relação direta entre as condicionantes e a resultante de cada projeto - o que configura a prática de uma arquitetura contextual -, sendo esse o fator geracional da heterogeneidade de sua produção, que é livre de uma linguagem arquitetônica recorrente, de um idioma de projeto, de um estilo.
  • DOI: 10.11606/D.16.2018.tde-18092018-101145
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
  • Data de criação/publicação: 2018-06-05
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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