skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

A evolução da caixa cênica transformações sociais e tecnológicas no desenvolvimento da dramaturgia e da arquitetura teatral

Daniela Tunes Zilio

Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura Urbanismo da FAUUSP, 2010-06 (27), p.154-173 [Periódico revisado por pares]

Universidade de São Paulo (USP)

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    A evolução da caixa cênica transformações sociais e tecnológicas no desenvolvimento da dramaturgia e da arquitetura teatral
  • Autor: Daniela Tunes Zilio
  • Assuntos: Arquitetura teatral ; Caixa cênica ; Espaço cênico ; História
  • É parte de: Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura Urbanismo da FAUUSP, 2010-06 (27), p.154-173
  • Descrição: A proibição da ação teatral nas ruas, em 1574, trouxe para arquitetura o desafio de pensar um espaço fechado para a prática da dramaturgia. A incorporação da tecnologia náutica à sala de espetáculos acabou por desenvolver a cenografia. As salas de espetáculo tornaram-se o principal ponto de encontro da burguesia pós Revolução Francesa, que tinha na ida à ópera seu grande evento social. A caixa cênica aos poucos se desenvolveu para garantir a magia do fazer de conta encenado no palco. Entretanto, a hegemonia do teatro frontal à italiana, apesar de sua geometria favorável quanto a questões acústicas e de visibilidade, foi bravamente rechaçada por encenadores socialistas. O espaço teatral, ao se transformar no espaço da experimentação, subverteu a geometria e a tipologia preestabelecida, acreditando que ambas limitavam o fazer teatral. As novas vertentes de produção de arquitetura teatral no Brasil invocam a construção de espaços de tipologia frontal nos quais diversos programas artísticos apresentados utilizam o mesmo espaço físico, valendo-se da tecnologia para minimizar as limitações inerentes a esses espaços.
  • Editor: Universidade de São Paulo (USP)
  • Idioma: Inglês

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.