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A fotografia do invisível: observações acerca da descrição em contos de Machado de Assis

Bem, Rodrigo Vieira Del

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas 2022-10-07

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    A fotografia do invisível: observações acerca da descrição em contos de Machado de Assis
  • Autor: Bem, Rodrigo Vieira Del
  • Orientador: Cunha, Cilaine Alves
  • Assuntos: Artes Plásticas; Literatura Brasileira; Machado De Assis; Écfrase; Descrição; Description; Fine Arts; Brazilian Literature; Ekphrasis
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: O presente trabalho pretende estudar o funcionamento da descrição em Machado de Assis, por meio da análise de três contos do autor e de sua obra como critico. Machado atuou como escritor em um momento em que a maneira descritiva mais valorizada era a dita cor local, em que se presumia a exuberância brasileira nas letras de um escritor. Por seu turno, o autor de Dom Casmurro traca descrições de personagens, lugares, situações, emoções, tempos etc. que visam mais do que a valorização da paisagem brasileira. Em sua obra dedicada a cena literária de então, Machado apresenta uma série de argumentos contra a obra de Eca de Queiros, sobretudo quanto a questão da descrição com um fim em si mesma. Percebe-se que, para Machado, a descrição tem funções que vão além de simplesmente tornar visível uma certa matéria narrada. Por exemplo, no conto \"Fulano\", a vida da personagem assume a forma da descrição de seu caráter e visa compor um retrato fúnebre irônico que, ao invés de exaltar a honra de um herói, soma diversas anedotas em que o protagonista aparece fazendo ou dizendo algo que insinua seu amor ao prestígio invariavelmente. Já em \"As bodas de Luiz Duarte\", outro conto contemplado por essa dissertação, o autor traca um panorama da sociedade burguesa durante a celebração de um casamento. Apresentam-se uma diversidade de tipos, graves, bajuladores, glutões, sentimentais etc. Todos esses tipos são descritos de modo que suas feições e gestos servem para demonstrar como e a psicologia de cada um, como se vê, por exemplo, em La Bruyere, expoente do retrato de caráter no seculo XVII e interprete da sociedade francesa. Tentou-se avaliar como a descrição machadiana se articula em relação as figuras de retórica diacronicamente relacionadas a visão, como a écfrase e os ensinamentos de Barthes sobre os aspectos conotativos e denotativos da linguagem que visa o visual
  • DOI: 10.11606/D.8.2022.tde-14022023-113852
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
  • Data de criação/publicação: 2022-10-07
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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