skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

A Construção da teoria de Projecto em Étienne - Louis Boullèe e Aldo Rossi

Daniela de Sá Pinto Marques

Sem texto completo

Citações Citado por
  • Título:
    A Construção da teoria de Projecto em Étienne - Louis Boullèe e Aldo Rossi
  • Autor: Daniela de Sá Pinto Marques
  • Descrição: Este estudo pretende analisar a hipótese da Teoria de Projecto em dois arquitectos - Étienne-Louis Boullée (1728-1799) e Aldo Rossi (1931-1997) - entendidos como diferentes colocações de um mesmo problema: a de!nição de uma ideia de prática de Projecto em situação de impasse disciplinar. Para isso, esta investigação toma como objecto de estudo central os textos que cada um escreve sobre a sua própria obra - Arquitectura. Ensaio sobre Arte (c. 1799), de É.-L. Boullée, e Autobiogra!a Cientí!ca (1981), de A. Rossi. Distantes dois séculos, eles encontram- -se pela evidência com que colocam para si a questão Como !z alguns dos meus projectos? A construção de uma Teoria de Projecto pode ser lida nos avanços frente a esta questão, e na vontade com que se dirigem ao colectivo, à disciplina, à própria ideia de Projecto. O estudo divide-se em duas partes. A primeira dedica-se a compreender o impasse que, no !nal do século XVIII e na segunda metade do século XX, pode ser entendido como quadros de crise da disciplina. Neles, a importância da presença de Boullée e Rossi é descrita através de episódios-chave cujas controvérsias marcam os caminhos da disciplina até aos dias de hoje. A segunda analisa a aposta, ou seja, os textos onde se arrisca compreender o salto inevitável do Projecto e a própria Disciplina. This study aims to analyse the hypothesis of Theory of Project in two architects - Étienne-Louis Boullée (1728-1799) and Aldo Rossi (1931-1997) - understood as di"erent settings of a same problem: the de!nition of an idea of Project in a disciplinary deadlock. Therefore, this investigation takes as central object the texts that each wrote about their own work - Architecture. Essay on Art (c.1799), from É.-L. Boullée, and A Scienti!c Autobiography (1981), by A. Rossi. Distant in two centuries, they meet under the evidence with which they put the question to themselves: How did I do some of my projects? The construction of a Theory of Project can be read in the advances in front of that question, and in the will with which they are addressed to the collective, to the discipline, to the very idea of Project. This study is divided into two parts. The !rst one is dedicated to the understanding the deadlock that, in the late eighteenth and twentieth centuries, can be taken as disciplinary crisis frames. In them, the importance of the presence of Boullée and Rossi is described through key episodes whose controversies marked the paths of the discipline to the present day. The second part analyses the proposal, that is, the texts where one risks to understand the inevitable leap of Project and the Discipline itself.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.