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Arquitetura, cidade e cinema: vanguardas e imaginário

Lezo, Denise

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Engenharia de São Carlos 2010-05-10

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Arquitetura, cidade e cinema: vanguardas e imaginário
  • Autor: Lezo, Denise
  • Orientador: Martins, Carlos Alberto Ferreira
  • Assuntos: Vanguardas; Things To Come (Daqui A Cem Anos); Metropolis; Cinema; Arquitetura; Aelita; Avant-Gardes; Architecture; Things To Come
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Nas primeiras décadas do século XX, em um contexto cultural caracterizado por experimentações, redefinições e rupturas, no qual se desenvolveram as chamadas vanguardas artísticas européias, arquitetura, cidade e cinema estabeleceram entre si diferentes formas de interlocução, inclusive a criação de arquiteturas e cidades destinadas exclusivamente para os filmes. Estreitamente vinculadas às problemáticas de seu tempo, estas arquiteturas e cidades ficcionais dialogaram diretamente com as experimentações realizadas no âmbito artístico e arquitetônico das vanguardas, além de configurarem um veículo direto de comunicação com o público de massas. A partir de três filmes produzidos no cinema europeu do período entreguerras - Aelita (Yakov Protazanov, URSS, 1924), Metropolis (Fritz Lang, Alemanha, 1927) e Things to Come (Daqui a Cem Anos, William Cameron Menzies, Inglaterra, 1936) - este trabalho analisa estas arquiteturas e cidades cinematográficas, seus processos de concepção, produção e difusão, assim como suas interlocuções com o contexto cultural vigente. Através de artifícios intrínsecos à linguagem e à narrativa cinematográficas, estas obras incorporam em suas visões de cidade muitos dos aspectos da metrópole do início do século XX, assim como das propostas arquitetônicas e urbanísticas desenvolvidas naquele período, configurando espaços de problematização e articulação de idéias, tratando de questões como: a vida na metrópole e as ambigüidades e contradições impostas ao habitante metropolitano; as novas tecnologias, e as formas como estas impactavam o cotidiano e incitavam a imaginação; as experimentações formais das vanguardas artísticas e a busca pela superação dos limites entre arte e vida; as novas concepções de arquiteturas e cidades, e seu intuito de criar novas lógicas de organização espacial e urbana, que poderiam contribuir para a criação de um novo homem e uma nova sociedade.
  • DOI: 10.11606/D.18.2010.tde-14092010-101531
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Engenharia de São Carlos
  • Data de criação/publicação: 2010-05-10
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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