skip to main content
Visitante
Meu Espaço
Minha Conta
Sair
Identificação
This feature requires javascript
Tags
Revistas Eletrônicas (eJournals)
Livros Eletrônicos (eBooks)
Bases de Dados
Bibliotecas USP
Ajuda
Ajuda
Idioma:
Inglês
Espanhol
Português
This feature required javascript
This feature requires javascript
Primo Search
Busca Geral
Busca Geral
Acervo Físico
Acervo Físico
Produção Intelectual da USP
Produção USP
Search For:
Clear Search Box
Search in:
Busca Geral
Or select another collection:
Search in:
Busca Geral
Busca Avançada
Busca por Índices
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Três arquitectas. Três gerações. Uma escola
Natascha Teixeira Cabral
Sem texto completo
Citações
Citado por
Serviços
Detalhes
Resenhas & Tags
Nº de Citações
This feature requires javascript
Enviar para
Adicionar ao Meu Espaço
Remover do Meu Espaço
E-mail (máximo 30 registros por vez)
Imprimir
Link permanente
Referência
EasyBib
EndNote
RefWorks
del.icio.us
Exportar RIS
Exportar BibTeX
This feature requires javascript
Título:
Três arquitectas. Três gerações. Uma escola
Autor:
Natascha Teixeira Cabral
Descrição:
Na presente Dissertação de Mestrado, Três Arquitectas. Três Gerações. Uma Escola, propõe-se uma reflexão sobre o percurso da mulher na Arquitectura, em particular no panorama nacional do seio da «Escola do Porto». Durante muito tempo que as mulheres foram excluídas ou que lhes foram atribuídos papéis secundários na história e no contexto social vivido. Algo, que unicamente a partir do final do século XVIII começa a alterar-se, graças ao gradual acesso da mulher ao ensino académico e a alterações sociais significantes. Apesar de tudo e anos depois, as contribuições femininas permanecem subestimadas. Por esse motivo, a investigação, inicialmente, explora a problemática da Arquitectura como uma prática maioritariamente masculina, onde as mulheres e as minorias possuem um papel reduzido e limitado. Surge assim a tentativa de reformular uma Arquitectura que visa incluir as perspectivas das arquitectas, expondo os cenários profissionais e educacionais vividos. Como principal objectivo pretende-se apresentar e analisar o currículo e trabalho de uma pequena amostra de arquitectas portuguesas como testemunho dessa existência e ponto de partida para o debate sobre a vitalidade das suas obras, ou a falta dela, as razões da sua invisibilidade e o valor das suas contribuições nos diversos planos em que estas se colocam. Ao optar, em particular, pelo trabalho de três arquitectas portuguesas que frequentaram a mesma escola, partilhando a mesma cultura formativa inicial, pretende-se investigar de que modos os seus percursos femininos se desenharam e se construíram ao longo de três gerações distintas recuando da actualidade até à primeira geração da renovada Escola Superior de Arquitectura do Porto. This master thesis, Três Arquitectas. Três Gerações. Uma Escola, proposes a reflection and analysis through women's path in architecture, particularly regarding the national panorama and the particular case of the «Oporto School». For a long period of time, women have been excluded or have been assigned secondary positions throughout history and through diverse social contexts. This is something, which only started to change henceforth the XVIII century, thanks to the gradual access on higher education and other significant social changes. Nevertheless, many years later, feminine contributions still seem underestimated. For this reason, this research initially explores the problem of an architecture seen as a majority masculine practice, where women and minorities appear only to possess a diminished and limited role. With this emerges the attempt to reformulate an architecture which includes the perspectives of female architects, displaying professional and educational experienced scenarios. As the main purpose one intends to present and analyse the curriculum and work of a small sample of Portuguese female architects, as an evidence of their existence and starting point for the debate of their works vitality, or the lack of it, the reasons for their invisibility and the value of their contributions on diverse levels in which they occur. The choice fell particularly upon the work of three Portuguese female architects, which attended the same school and shared the same cultural vocational training, in order to investigate in which ways their female paths designed and constructed themselves, during three distinct generations, going back to the very first one of the renewed School of Higher Education of Architecture of Oporto until the present day.
Idioma:
Português
Links
View record in Networked Digital Library of Theses and Dissertations (NDLTD)$$FView record in $$GNetworked Digital Library of Theses and Dissertations (NDLTD)
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Voltar para lista de resultados
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.
Buscando por
em
scope:(USP_PRODUCAO),scope:(USP_EBOOKS),scope:("PRIMO"),scope:(USP),scope:(USP_EREVISTAS),scope:(USP_FISICO),primo_central_multiple_fe
Mostrar o que foi encontrado até o momento
This feature requires javascript
This feature requires javascript