skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

Ensinar metodologia: questões epistemológicas nas proposições de 33 programas de ensino da disciplina em cursos de jornalismo

Martino, Luís Mauro Sá ; Grohmann, Rafael

Comunicação & educação, 2017-11, Vol.22 (2), p.21-35 [Periódico revisado por pares]

Departamento de Comunicações e Artes da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo

Texto completo disponível

  • Título:
    Ensinar metodologia: questões epistemológicas nas proposições de 33 programas de ensino da disciplina em cursos de jornalismo
  • Autor: Martino, Luís Mauro Sá ; Grohmann, Rafael
  • Assuntos: communication theory ; ensino ; epistemologia ; epistemology ; method ; metodologia ; teaching ; teoria da comunicação
  • É parte de: Comunicação & educação, 2017-11, Vol.22 (2), p.21-35
  • Descrição: A disciplina “metodologia de pesquisa”, tal como ensinada nas graduações de comunicação, pode ser vista como um microcosmos das questões epistemológicas da área. Este artigo analisa os programas de ensino de trinta universidades para delinear algo do que se pensa sob esse nome nos cursos de comunicação com habilitação em jornalismo. A análise indica três elementos: (a) há uma preocupação maior com questões sobre conhecimento e ciência do que com comunicação; (b) escrita e formatação superam problemáticas epistemológicas; assim como (c) as particularidades da pesquisa em comunicação quase não são endereçadas.
  • Editor: Departamento de Comunicações e Artes da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo
  • Idioma: Inglês;Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.