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Martín-Barbero, Canclini, Orozco. Os impasses deuma teoria da comunicação latino-americana

Ciro Marcondes Filho

Revista FAMECOS : mídia, cultura e tecnologia Porto Alegre v. 15, n. 35, p. 69-85, 2008

Porto Alegre 2008

Localização: ECA - Escola de Comunicações e Artes    (301.16 Revista FAMECOS )(Acessar)

  • Título:
    Martín-Barbero, Canclini, Orozco. Os impasses deuma teoria da comunicação latino-americana
  • Autor: Ciro Marcondes Filho
  • Assuntos: COMUNICAÇÃO; RECEPÇÃO; TEORIA DA COMUNICAÇÃO -- AMÉRICA LATINA
  • É parte de: Revista FAMECOS : mídia, cultura e tecnologia Porto Alegre v. 15, n. 35, p. 69-85, 2008
  • Notas: Disponível em: https://doi.org/10.15448/1980-3729.2008.35.4095. Acesso em: 25 nov. 2020
  • Descrição: A pesquisa latino-americana de comunicação lembra uma ilha isolada, indiferente aos grandes debates filosófico- comunicacionais do século 20. Martín-Barbero ainda pensa segundo o modelo das totalidades e das hegemonias. Estudar a comunicação, para ele, é intervir, agir socialmente, e o processo comunicacional não está no ato de se assistir a TV, mas nas trocas que o receptor faz, lá fora, com sua comunidade. Néstor Canclini, trabalhando com arte e cultura popular, é mais realista, vê o consumo como feito da cumplicidade entre a sociedade civil e o Estado. Critica os que enaltecem os objetos da arte popular e se esquecem dos homens e de seus processos. Guillermo Orozco segue Martín-Barbero e critica as pesquisas que se ocupam do ato comunicacional específico. É alguém que busca a ressurreição dos agentes que vão esclarecer as pessoas como assistir “corretamente” à TV
  • Editor: Porto Alegre
  • Data de criação/publicação: 2008
  • Formato: p. 69-85.
  • Idioma: Português

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