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Estudo de dirigibilidade de veículos longos combinados
Vieira, Januário Leal De Moraes
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Engenharia de São Carlos 2010-06-22
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Título:
Estudo de dirigibilidade de veículos longos combinados
Autor:
Vieira, Januário Leal De Moraes
Orientador:
Costa Neto, Alvaro
Assuntos:
Dinâmica Lateral
;
Sistemas Multicorpos
;
Veículo Longo Combinado
;
Estabilidade E Controle De Veículos Longos Combinados
;
Dirigibilidade
;
Handling
;
Heavy Articulated Vehicle
;
Multibody Systems
;
Stability And Control Of Heavy Articulated Vehicles
;
Lateral Dynamics
Notas:
Dissertação (Mestrado)
Descrição:
Apresenta um modelo completo em sistemas multicorpos de uma combinação veicular formada por um cavalo mecânico e um semi-reboque para um estudo de dirigibilidade. O modelo multicorpos foi desenvolvido no MSC.Adams/Car e inclui a suspensão primária, sistema de direção, trem de força, modelo de pneu e um quadro flexível para o cavalo mecânico, e a suspensão primária, modelo de pneu e quadro rígido para o semi-reboque. A resposta dinâmica lateral de uma composição veicular depende das características combinadas de estabilidade direcional, dirigibilidade e interação pneu/pavimento da unidade motora e da unidade rebocada. Os parâmetros mais importantes em relação à dinâmica lateral dos veículos longos combinados são: a velocidade longitudinal, o concerning stiffness dos pneus da combinação veicular, as elasticidades dos sistemas de suspensão e esterçamento do cavalo mecânico, a localização, distribuição do carregamento e momento de inércia em guinada da unidade movida e transferência lateral de carga do veículo como um todo. O modelo foi validado no âmbito dos modos de vibração. As análises de dirigibilidade foram realizadas mediante execução de manobras de mudança simples de pista e de esterçamento com entrada rampa, no MSC.Adams/Car, para calcular métricas comumente utilizadas para avaliação da dinâmica lateral de veículos longos combinados como aceleração lateral, velocidade de guinada, offtracking dinâmico e o gradiente de esterçamento. Análises dos resultados mostraram a influência no tempo de resposta, em regime transitório, do cavalo quando atrelado ao semi-reboque e um comportamento sub-esterçante nas velocidades longitudinais simuladas. A combinação veicular utilizada para este estudo apresenta um comportamento direcional estável.
DOI:
10.11606/D.18.2010.tde-19012011-101607
Editor:
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Engenharia de São Carlos
Data de criação/publicação:
2010-06-22
Formato:
Adobe PDF
Idioma:
Português
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