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Estudo de dirigibilidade de veículos longos combinados

Vieira, Januário Leal De Moraes

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Engenharia de São Carlos 2010-06-22

Acesso online

  • Título:
    Estudo de dirigibilidade de veículos longos combinados
  • Autor: Vieira, Januário Leal De Moraes
  • Orientador: Costa Neto, Alvaro
  • Assuntos: Dinâmica Lateral; Sistemas Multicorpos; Veículo Longo Combinado; Estabilidade E Controle De Veículos Longos Combinados; Dirigibilidade; Handling; Heavy Articulated Vehicle; Multibody Systems; Stability And Control Of Heavy Articulated Vehicles; Lateral Dynamics
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Apresenta um modelo completo em sistemas multicorpos de uma combinação veicular formada por um cavalo mecânico e um semi-reboque para um estudo de dirigibilidade. O modelo multicorpos foi desenvolvido no MSC.Adams/Car e inclui a suspensão primária, sistema de direção, trem de força, modelo de pneu e um quadro flexível para o cavalo mecânico, e a suspensão primária, modelo de pneu e quadro rígido para o semi-reboque. A resposta dinâmica lateral de uma composição veicular depende das características combinadas de estabilidade direcional, dirigibilidade e interação pneu/pavimento da unidade motora e da unidade rebocada. Os parâmetros mais importantes em relação à dinâmica lateral dos veículos longos combinados são: a velocidade longitudinal, o concerning stiffness dos pneus da combinação veicular, as elasticidades dos sistemas de suspensão e esterçamento do cavalo mecânico, a localização, distribuição do carregamento e momento de inércia em guinada da unidade movida e transferência lateral de carga do veículo como um todo. O modelo foi validado no âmbito dos modos de vibração. As análises de dirigibilidade foram realizadas mediante execução de manobras de mudança simples de pista e de esterçamento com entrada rampa, no MSC.Adams/Car, para calcular métricas comumente utilizadas para avaliação da dinâmica lateral de veículos longos combinados como aceleração lateral, velocidade de guinada, offtracking dinâmico e o gradiente de esterçamento. Análises dos resultados mostraram a influência no tempo de resposta, em regime transitório, do cavalo quando atrelado ao semi-reboque e um comportamento sub-esterçante nas velocidades longitudinais simuladas. A combinação veicular utilizada para este estudo apresenta um comportamento direcional estável.
  • DOI: 10.11606/D.18.2010.tde-19012011-101607
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Engenharia de São Carlos
  • Data de criação/publicação: 2010-06-22
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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