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Entre o dizer e o fazer com as mídias e tecnologias na formação inicial do pedagogo

Edilane Carvalho Teles Adilson Citelli

2019

Localização: ECA - Escola de Comunicações e Artes    (t301.16 T269e (anexo) )(Acessar)

  • Título:
    Entre o dizer e o fazer com as mídias e tecnologias na formação inicial do pedagogo
  • Autor: Edilane Carvalho Teles
  • Adilson Citelli
  • Assuntos: EDUCOMUNICAÇÃO; COMUNICAÇÃO; EDUCAÇÃO; LINGUAGEM; CURRÍCULO; TECNOLOGIA DA COMUNICAÇÃO; TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO; TECNOLOGIA EDUCACIONAL; MEIOS DE COMUNICAÇÃO; PEDAGOGOS -- FORMAÇÃO PROFISSIONAL; Communication; Curriculum; Education; Ict And Media; Language
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Notas Locais: Acompanha CD-R - t301.16 T269e (anexo);Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação.
  • Descrição: Esta tese busca interpretar e compreender nos discursos e nas práticas formativas dos currículos de pedagogia da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), as interfaces dos processos comunicacionais na educação, a fim de refletir as ações e fronteiras dos percursos construídos no diálogo entre os campos (Educação e Comunicação). Para tanto, analisa três (3) proposições curriculares diferenciadas, no contexto de escolhas da multicampia da universidade, cenário de atuação dos cursos, destacando as referências e implicações da comunicação como um viés (edu)comunicativo nas mediações e elaborações de projetos com e para os usos das Tecnologias da Informação e Comunicação e mídias. Nesta perspectiva, sugere a partir dos entendimentos dos discursos, do lugar, tempo-espaço dos contextos, esclarecer as relações entre as abordagens de mídia-educação, tecnologias na/para educação e/ou ainda educomunicação, entre outras bases conceituais e metodológicas, com vistas à exigência de novas proposições para o currículo. Como resultado, apresenta um mapeamento das ações e matrizes discursivas, arriscando um design didático, pautado na hipertextualidade e imbricamento entre os campos, como um lastro para a ampliação das possibilidades e definição de novos processos formativos e comunicacionais dos graduandos. De opção metodológica qualitativa, tem inspiração na hermenêutica filosófica como referência para a interpretação e compreensão dos processos e teorias, em que se pretende entender num percurso de investigação crítica, a relação dos campos em duas vias, da Educação à Comunicação e vice-versa, na potencialização das propostas. A metodologia e método se sustentam ainda, na pesquisa participante em diálogo com a proposição construída nas experiências como medium para a criação dos argumentos apresentados
  • Data de criação/publicação: 2019
  • Formato: 323 p il CD-R.
  • Idioma: Português

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