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A cena fabulística de Hermés uma perspectiva semiótica sobre as narrativas da marca

Bruno Pompeu Clotilde Perez

Signos do consumo São Paulo v. 4, n. 1, p. 20-36, 2012

São Paulo 2012

Acesso online

  • Título:
    A cena fabulística de Hermés uma perspectiva semiótica sobre as narrativas da marca
  • Autor: Bruno Pompeu
  • Clotilde Perez
  • Assuntos: MARCAS; PROPAGANDA; SEMIÓTICA; CONSUMO -- TEMAS; CONTO DE FADAS; Hermès; Marca; Publicidade; Contos De Fadas
  • É parte de: Signos do consumo São Paulo v. 4, n. 1, p. 20-36, 2012
  • Notas: Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v4i1p20-36. Acesso em: 30 set. 2021
  • Descrição: As marcas são, hoje, na vida cotidiana, um dos elementos mais repletos de significado e mais importantes socialmente. Isso porque nelas se alicerçam tanto a comunicação quanto o consumo – as marcas, por um lado, para funcionar como tal, precisam se expressar, precisam se comunicar, precisam criar vínculos; por outro, são quase sempre entidades que fomentam o consumo. Tendo esse panorama de fundo, o presente texto pretende analisar peças da campanha publicitária da marca Hermès, buscando verificar os sentidos que esta marca anunciante a si própria atribui por meio das estratégias narrativas e estéticas adotadas. Para tanto, busca-se o aporte teórico na semiótica de vertente greimasiana, para que, a partir dos três níveis do texto apresentados e desenvolvidos por seus principais autores, se possa analisar o universo semântico que a tal marca cria, sempre procurando estabelecer vínculos de afeto e instigação do desejo – como convém a uma marca. Adicionalmente integram-se à análise as contribuições das principais teorias do consumo contemporâneas, no sentido de explicitar a centralidade que as marcas assumiram exercendo sua função sígnica primordial de mediação
  • Editor: São Paulo
  • Data de criação/publicação: 2012
  • Formato: p. 20-36.
  • Idioma: Português

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