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A cena fabulística de Hermés uma perspectiva semiótica sobre as narrativas da marca
Bruno Pompeu Clotilde Perez
Signos do consumo São Paulo v. 4, n. 1, p. 20-36, 2012
São Paulo 2012
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Título:
A cena fabulística de Hermés uma perspectiva semiótica sobre as narrativas da marca
Autor:
Bruno Pompeu
Clotilde Perez
Assuntos:
MARCAS
;
PROPAGANDA
;
SEMIÓTICA
;
CONSUMO -- TEMAS
;
CONTO DE FADAS
;
Hermès
;
Marca
;
Publicidade
;
Contos De Fadas
É parte de:
Signos do consumo São Paulo v. 4, n. 1, p. 20-36, 2012
Notas:
Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v4i1p20-36. Acesso em: 30 set. 2021
Descrição:
As marcas são, hoje, na vida cotidiana, um dos elementos mais repletos de significado e mais importantes socialmente. Isso porque nelas se alicerçam tanto a comunicação quanto o consumo – as marcas, por um lado, para funcionar como tal, precisam se expressar, precisam se comunicar, precisam criar vínculos; por outro, são quase sempre entidades que fomentam o consumo. Tendo esse panorama de fundo, o presente texto pretende analisar peças da campanha publicitária da marca Hermès, buscando verificar os sentidos que esta marca anunciante a si própria atribui por meio das estratégias narrativas e estéticas adotadas. Para tanto, busca-se o aporte teórico na semiótica de vertente greimasiana, para que, a partir dos três níveis do texto apresentados e desenvolvidos por seus principais autores, se possa analisar o universo semântico que a tal marca cria, sempre procurando estabelecer vínculos de afeto e instigação do desejo – como convém a uma marca. Adicionalmente integram-se à análise as contribuições das principais teorias do consumo contemporâneas, no sentido de explicitar a centralidade que as marcas assumiram exercendo sua função sígnica primordial de mediação
Editor:
São Paulo
Data de criação/publicação:
2012
Formato:
p. 20-36.
Idioma:
Português
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