skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

Auto-móveis trabalho em trânsito pela comunicação publicitária automotiva

Marcello de Mello Pinta Magalhães Roseli Figaro

2009

Localização: ECA - Escola de Comunicações e Artes    (t301.16 M188a e.2 )(Acessar)

  • Título:
    Auto-móveis trabalho em trânsito pela comunicação publicitária automotiva
  • Autor: Marcello de Mello Pinta Magalhães
  • Roseli Figaro
  • Assuntos: TEORIA DA COMUNICAÇÃO; INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA; SOCIOLOGIA DO TRABALHO; SOCIEDADE DE CONSUMO; PROPAGANDA; ANÁLISE DO DISCURSO
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Notas Locais: Acompanham DVDs que se encontram na Seção de Multimeios - DVD1169, DVD1170;Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação.
  • Descrição: Através da análise da propaganda automobilística brasileira, esta pesquisa busca identificar os significados do conceito de trabalho e suas diversas representações a fim de propor hipóteses para as estratégias de sua significação adotadas pela indústria no contexto da volátil sociedade de consumo ao longo das últimas cinco décadas. Para tanto, foi adotado o modelo metodológico do Circuito da Cultura oriundo dos Estudos Culturais que propõe a articulação dos principais processos culturais presentes na sociedade (Representação, Identidade, Produção, Regulação e Consumo). A partir de um material empírico de 1035 filmes publicitários, de oito diferentes montadoras automobilísticas entre os anos de 1963 e 2007, realizou-se a análise do discurso de dez filmes selecionados por sua relação direta ou indireta com o tema trabalho. A análise permitiu constatar que, ao promover o desejo e o consumo de seus automóveis, a indústria automobilística articula e comunica diversos significados para o trabalho ao longo do tempo através de seu discurso hegemônico. Esta pesquisa identifica três estratégias de significação para o conceito trabalho (Trabalho como Contraposição, Trabalho como Identidade, Trabalho como Mercadoria) e levanta hipóteses sobre a volatilidade das identidades do indivíduo na sociedade de consumo ao concluir que assim como o sujeito, o conceito de trabalho e a comunicação também convergem para um estado aparente de autonomia e mobilidade - sujeito, trabalho e comunicação: auto-móveis
  • Data de criação/publicação: 2009
  • Formato: 198 p il. 1 DVD-R.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.