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Orpheu e Klaxon: Contexto Modernista Portugal-Brasil.

Oliveira, Edson Luiz De

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes 2019-03-12

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Orpheu e Klaxon: Contexto Modernista Portugal-Brasil.
  • Autor: Oliveira, Edson Luiz De
  • Orientador: Ajzenberg, Elza Maria
  • Assuntos: Semana De Arte Moderna; Revista Orpheu; Modernismo Em Portugal; Modernismo No Brasil; Revista Klaxon; Klaxon Magazine; Orpheu Magazine; Modernism In Portugal; Modernism In Brazil; Week Of Modern Art
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Notas Locais: Programa de Pós-graduação em Artes Visuais
  • Descrição: Em 2015, a revista Orpheu completou 100 anos, acontecimento que marcou o início do Modernismo em Portugal, um momento historicamente tão importante quanto a Semana de Arte Moderna de 1922, em São Paulo. A partir de então, as ideias modernistas foram se disseminando pelo espaço da língua portuguesa e por todas as áreas da cultura e das artes: poesia, pintura, arquitetura, escultura, música, teatro; nenhuma atividade artística ficou imune à tempestade inovadora. Formou-se assim uma rede de ideias e pessoas que se estendia num espaço expandido entre Paris, Lisboa e São Paulo, capaz de estabelecer um grande sistema de interlocuções entre três culturas bastante diferenciadas. A questão central colocada enfoca o significado social e cultural dessa rede e as consequências estéticas visíveis no fazer artístico de portugueses e brasileiros, nas três primeiras décadas do século XX. Nesse contexto, buscou-se, através de investigações em arquivos e análises comparativas, refletir sobre as propostas do Modernismo português, cotejando-as com aquelas do Modernismo brasileiro. Foi tomado como referencial de análise a revista Orpheu, em contraposição à revista paulista Klaxon, entre outras manifestações, como as exposições de arte e manifestos. A partir daí, formulou-se a hipótese de que, enquanto Orpheu provocou a emergência do Modernismo em Portugal, a revista Klaxon lançada em 1922 foi uma continuidade da Semana de Arte Moderna, mas também estabeleceu limites para o Modernismo brasileiro, antecipando-se ao \"retorno à ordem\". Tanto que algumas ideias esteticamente ousadas somente seriam adotadas no Brasil muito mais tarde, com as neovanguardas dos anos de 1950 e 1960, que retomou o primeiro Modernismo, resgatando principalmente os conceitos da Antropofagia oswaldiana.
  • DOI: 10.11606/T.27.2019.tde-17052019-095834
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes
  • Data de criação/publicação: 2019-03-12
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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