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Creative performance and their relationship with different measures of intelligence in children with developmental dyslexia: an exploratory study/Desempenho criativo e suas relacoes com diferentes medidas de inteligencia em criancas com dislexia do desenvolvimento: um estudo exploratorio

Alves, Rauni Jande Roama ; Nakano, Tatiana de Cassia

Psicologia, reflexão e crítica, 2015-04, Vol.28 (2), p.280 [Periódico revisado por pares]

Federal University of Rio Grande do Sul (JFRGS)

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  • Título:
    Creative performance and their relationship with different measures of intelligence in children with developmental dyslexia: an exploratory study/Desempenho criativo e suas relacoes com diferentes medidas de inteligencia em criancas com dislexia do desenvolvimento: um estudo exploratorio
  • Autor: Alves, Rauni Jande Roama ; Nakano, Tatiana de Cassia
  • É parte de: Psicologia, reflexão e crítica, 2015-04, Vol.28 (2), p.280
  • Descrição: In order to verify the creative performance and its relationship with different measures of intelligence in a population of children with Developmental Dyslexia, 13 participants diagnosed with this framework were evaluated, 61% (n=8) were male and 39% (n=5) female, aged between nine and 11 years (M=10.92+1.03), using the following psychological tests: Test of Children's Figural Creativity (TCFI), Wechsler Intelligence Scale for Children (WISC-III), Raven Colored Progressive Matrices (RCPM) and the Human Figure Drawing (HFD-III). Results showed that there was higher concentration of "average" ratings regarding creativity as well as intelligence. Also, the creativity instrument had better performance in the emotionality factor. Four participants had above average performance and can be classified into the so-called dual exceptionality diagnosis, which should be further investigated. Regarding correlations between intelligence and creativity, there was no pattern in the findings (high and significant correlation between RCPM and TCFI, r=.80, not significant for the HFD and the WISC-III with TCFI). Considering the multidimensionality of the constructs involved, further studies involving the investigated group are necessary in order to confirm or refute the results found here. Keywords: Dyslexia, psychological assessment, creativity, cognitive ability. Com o objetivo de verificar o desempenho criativo e suas relacoes com diferentes medidas de inteligencia em uma populacao de criancas com Dislexia do Desenvolvimento, 13 participantes com esse diagnostico foram avaliados, 61% (n=8) do sexo masculino e 39% (n=5) do sexo feminino, com idades entre nove e 11 anos (M=10,92+1,03). Utilizaram-se os seguintes testes psicologicos: Teste de Criatividade Figural Infantil (TCFI), Escala de Inteligencia Wechsler para criancas (WISC-III), Matrizes Progressivas Coloridas de Raven (MPCR) e o Desenho da Figura Humana (DFH-III). Os resultados mostraram, tanto em relacao a criatividade quanto a inteligencia, maior concentracao da classificacao "media", havendo, no instrumento de criatividade, melhor desempenho no fator emotividade. Quatro participantes apresentaram desempenho acima da media, podendo ser enquadrados no diagnostico denominado de dupla excepcionalidade, o qual merece ser aprofundado. Na investigacao das correlacoes entre inteligencia e criatividade nao foi verificado um padrao de achados (correlacao alta e significativa entre o MPCR e o TCFI, r=0,80; nao significativa para o DFH e o WISC-III com TCFI). Considerando-se a multidimensionalidade dos construtos envolvidos, novas investigacoes que envolvam o grupo investigado fazem-se necessarias, a fim de confirmar ou nao os resultados aqui encontrados. Palavras-chave: Dislexia, avaliacao psicologica, criatividade, aptidao cognitiva.
  • Editor: Federal University of Rio Grande do Sul (JFRGS)
  • Idioma: Português

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