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Psychological assessment as a protective factor against treatment dropout in psychoanalytic child psychotherapy of children: empirical data/Avaliacao psicologica como fator protetor a interrupcao de tratamento na psicoterapia psicanalitica de criancas: dados empiricos

Gastaud, Marina Bento ; Feil, Cristiane Friedrich ; Merg, Milene Gonzalez ; Nunes, Maria Lucia Tiellet

Psicologia, reflexão e crítica, 2014-07, Vol.27 (3), p.498 [Periódico revisado por pares]

Federal University of Rio Grande do Sul (JFRGS)

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  • Título:
    Psychological assessment as a protective factor against treatment dropout in psychoanalytic child psychotherapy of children: empirical data/Avaliacao psicologica como fator protetor a interrupcao de tratamento na psicoterapia psicanalitica de criancas: dados empiricos
  • Autor: Gastaud, Marina Bento ; Feil, Cristiane Friedrich ; Merg, Milene Gonzalez ; Nunes, Maria Lucia Tiellet
  • É parte de: Psicologia, reflexão e crítica, 2014-07, Vol.27 (3), p.498
  • Descrição: Psychological assessment can provide important information on patient's symptoms, personality, diagnosis and prognosis assisting in the development of therapeutic strategies. This retrospective cohort study aimed to determine whether there is association between performing a psychological assessment prior to psychotherapy and keeping the treatment. Medical records of 2,106 children seen in two outpatient mental health clinics in Porto Alegre were analyzed. Children who had undergone psychological assessment before starting psychotherapy were 65% more likely to adhere to the treatment and 44% less likely to drop it out than were children who had not been assessed. Psychological assessment helps parents understand their children's treatment, making it a less coercive process and provides a more concrete foundation for the otherwise subjective psychotherapeutic process. Keywords: Psychological assessment, dropout, psychoanalytic psychotherapy, children. A avaliacao psicologica pode fornecer informacoes importantes sobre sintomas, personalidade, diagnostico e prognostico do paciente, auxiliando no desenvolvimento de estrategias terapeuticas. Esta coorte retrospectiva objetivou determinar se ha associacao entre a realizacao de avaliacao psicologica antes da psicoterapia e a permanencia dos pacientes em tratamento. Foram analisados prontuarios de 2.106 criancas atendidas em dois ambulatorios de saude mental em Porto Alegre. Criancas que haviam realizado avaliacao psicologica antes de iniciar a psicoterapia apresentavam 65% mais chance de aderir ao tratamento e 44% menos chance de abandona-lo do que criancas que nao haviam realizado avaliacao psicologica. A avaliacao psicologica auxilia os pais a se engajarem no tratamento de suas criancas, tornando-o menos coercitivo, alem de fornecer uma fundamentacao mais concreta para o subjetivo processo psicoterapeutico. Palavras-chave: Avaliacao psicologica, abandono, psicoterapia psicanalitica, criancas.
  • Editor: Federal University of Rio Grande do Sul (JFRGS)
  • Idioma: Inglês

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