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O processo decisório de compra de vestuário feminino online: um estudo das diferenças de comportamento entre as gerações 

Zago, Bethania Fernandes Da Fonseca

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Artes, Ciências e Humanidades 2017-09-26

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    O processo decisório de compra de vestuário feminino online: um estudo das diferenças de comportamento entre as gerações 
  • Autor: Zago, Bethania Fernandes Da Fonseca
  • Orientador: Mendizabal Alvarez, Francisco Javier Sebastian
  • Assuntos: Geração De Consumidoras; Varejo Virtual; Consumo De Vestuário; Consumo Feminino; Moda Online; Online Fashion; Clothing Consumption; Female Consumption; Consumer Generation; Virtual Retail
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: O presente estudo investigou se há diferenças nas avaliações das consumidoras em relação à compra de roupa no ambiente online de acordo com a geração que pertencem. Buscou-se identificar se a preferência pela experiência de compra proporcionada pela loja física dificulta a escolha do canal virtual, também foi pesquisado sobre o impacto da falta de interação com o produto nas lojas virtuais e quais são os fatores que influenciam cada geração ao optar em comprar roupas pela internet. Para tanto, foi desenvolvido uma pesquisa de abordagem quantitativa, utilizando o método survey para coleta de dados no qual se aplicou um questionário online. Os resultados obtidos por meio de uma análise estatística multivariada demonstraram que, quanto mais velha a geração, menor é a utilização da internet para este tipo de compra, mas ao avaliar os motivos dentro os quais nunca compraram, mesmo aquelas consumidoras que já estão habituadas com o ambiente online para realizar outras tarefas de sua rotina, a impossibilidade de provar os produtos é realmente um impeditivo para esse tipo de compra. Notou-se que embora a Geração Y esteja mais conectada, os motivos pelos quais não compram roupa em lojas virtuais se assemelham aos das Gerações X e Baby Boomer. Entretanto, há aquelas consumidoras que valorizam a praticidade, a comodidade em comprar sem sair de casa e utilizam o canal virtual. A principal diferença no processo de escolha é que as gerações mais velhas utilizam com mais frequência as ferramentas disponíveis nas lojas virtuais para minimizar a distância do produto, como zoom nas fotos para analisar detalhes e tabela de medidas para conferir a numeração das peças
  • DOI: 10.11606/D.100.2018.tde-18122017-145722
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Artes, Ciências e Humanidades
  • Data de criação/publicação: 2017-09-26
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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