skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

A cor na Bauhaus teorias e metodologias didáticas e a inflência da doutrina de Goethe

Lilian Ried Miller Barros Elide Monzeglio

2001

Localização: FAU - Fac. Arquitetura e Urbanismo    (CD 955 ) e outros locais(Acessar)

  • Título:
    A cor na Bauhaus teorias e metodologias didáticas e a inflência da doutrina de Goethe
  • Autor: Lilian Ried Miller Barros
  • Elide Monzeglio
  • Assuntos: Bauhaus; COMUNICAÇÃO VISUAL
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: A Bauhaus, escola de arte e design fundada na Alemanha em 1919, deixou um legado consistente no que diz respeito à educação artística em todo o mundo. Esta pesquisa concentra-se nas teorias da cor e nas etodologias didáticas desenvolvidas por quatro mestres da Bauhaus: Johannes Itten (1888- 1967), Paul Klee (1879-1940), Wassily Kandinsky (1866-1944) e Josef Albers (1888-1976), considerados aqui como os mais representativos. A qualidade dos seus ensinamentos teóricos, examinando os aspectos essenciais da experiência visual e da criatividade artística reflete os objetivos e ambições da escola: produzir o bom design e o projeto engajado, de forma a satisfazer as necessidades de uma sociedade moderna, baseada no espírito cooperativo de trabalho com a indústria, Klee e Kandinsky desenvolveram teorias da criação, analisando as funções básicas e as associações entre formas e cores, enquanto Itten e Albers concentraram-se em metodologias didáticas. A partir da análise das respostas subjetivas e objetivas dos estudantes, passando pelo reconhecimento das forças que governam a percepção visual das cores, esses mestres trilharam um novo caminho para o ensino das artes. Ao final dessa dissertação, nós demonstramos uma fonte comum de conhecimento na Bauhaus, considerando o estudo das cores: "A Doutrina das Cores" de Johannes W. von Goethe, escrita cerca de um século antes (1810). A teoria de Goethe ofereceu aos artistas do século XX uma nova abordagem no que diz
    respeito ao uso e entendimento das cores. Desde Newton, a cor era considerada como uma disciplina da f[isica. As questões levantadas por Goethe ampliaram os domínios de estudo da cor, incluíndo campos como o da fisiologia e psicologia
  • Data de criação/publicação: 2001
  • Formato: 224 p CD-ROM.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.