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Banidos da utopia; retratos da América por artistas emigrados Segall, Grosz, Goeritz

Vera Bueno d' Horta Aracy Abreu Amaral

2002

Localização: FAU - Fac. Arquitetura e Urbanismo    (709.04 H788b ) e outros locais(Acessar)

  • Título:
    Banidos da utopia; retratos da América por artistas emigrados Segall, Grosz, Goeritz
  • Autor: Vera Bueno d' Horta
  • Aracy Abreu Amaral
  • Assuntos: Segall, Lasar 1891-1957; Grosz, George 1893-1959; Goeritz, Mathias 1915-1990; ARTE MODERNA; PINTURA -- SÉCULO 20; EXPRESSIONISMO
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: A experiência de vida nas Américas imprime novos e surpreendentes rumos à arte dos artistas emigrados de filiação expressionista. Dois fatores principais impulsionam o surgimento da obra americana: de um lado, a intensa mobilização criativa causada pelo encontro com os valores positivos do Novo Mundo, com o 'diferente', com o 'novo', com o 'primitivo' e, de outro lado, a recepção de que esses artistas são alvo, nem sempre compreendidos e incondicionalmente aceitos pelo novo ambiente cultural. A obra americana dos artistas emigrados reflete o estranhamento entre as utopias da América alimentadas a partir da Europa e a impossibilidade de viver, aqui, esse 'sonho de realidade perfeita'. Os retratos da América criados por Lasar Segall no Brasil e George Grosz nos Estados Unidos são como 'colagens', tentativas de juntar fragmentos estranhos no empenho de compor um novo corpo, o corpo de uma 'nova' arte. Mathias Goeritz, dez anos mais tarde, propõe e instala, no México, sua 'Arquitetura emocional', para atender à necessidade espiritual do homem contemporâneo
  • Data de criação/publicação: 2002
  • Formato: 216 p.
  • Idioma: Português

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