skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

Distribuição geográfica dos óbitos de idosos por acidente de trânsito

Ana Maria Ribeiro dos Santos Rosalina Aparecida Partezani Rodrigues; Claudia Benedita dos Santos; Gustavo Bussi Caminiti

Escola Anna Nery - Revista de Enfermagem Rio de Janeiro v. 20, n. 1, p. 130-137, 2016

Rio de Janeiro 2016

Localização: EERP - Esc. Enfermagem Ribeirão Preto    (pcd 2787963 Estantes Deslizantes )(Acessar)

  • Título:
    Distribuição geográfica dos óbitos de idosos por acidente de trânsito
  • Autor: Ana Maria Ribeiro dos Santos
  • Rosalina Aparecida Partezani Rodrigues; Claudia Benedita dos Santos; Gustavo Bussi Caminiti
  • Assuntos: IDOSOS; ACIDENTES DE TRÂNSITO; MORTE; DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL; Anciano; Accidentes De Tránsito; Muerte; Análisis Espacial; Elderly; Traffic Accidents; Death; Spatial Analysis
  • É parte de: Escola Anna Nery - Revista de Enfermagem Rio de Janeiro v. 20, n. 1, p. 130-137, 2016
  • Descrição: Objetivo: Analisar os acidentes de trânsito envolvendo idosos em que ocorreu desfecho fatal, segundo condição do acidentado, local de ocorrência e causa do óbito, elaborando mapas de distribuição geográfica. Métodos: Estudo transversal realizado na Delegacia de Repressão aos Crimes de Trânsito de Teresina, em uma população de 68 boletins de registro de acidente e inquéritos policiais de idosos nos anos de 2010 e 2011. Na análise espacial utilizaram-se o Índice Local de Moran e a densidade de Kernel. Resultados: Em relação à condição do idoso no momento do acidente, comprovou-se que 57,3% dos óbitos foram de pedestres. Considerando o local de ocorrência e a primeira causa registrada, constatou-se que 49,6% ocorreram no local do acidente, a maior causa o politraumatismo. Conclusão: Os óbitos concentraram-se na área urbana, com aglomerado de bairros com alta ocorrência de acidente, apresentando correlação positiva, evidenciando também a existência de regiões com maior densidade de ocorrências
    Objetivo: Analizarlos accidentes de tránsito que involucran apersonas de edad avanzada que se produjeron desenlace fatal, de acuerdo a la condición áspera, lugar de ocurrencia y causa de la muerte, la elaboración de mapas de distribución geográfica. Métodos: Estudio transversal en el Precinto Represión de Delitos de Tráfico de Teresina, en una población de boletines ficha 68 accidentes y las investigaciones de la policía en 2010y 2011. El análisis espacial se utilizó el índice de Moran ubicación y la densidad Kernel. Resultados: En cuanto a la condición de personas de edad avanzada en el momento del accidente, se encontró que57,3% de las muertes fueron peatones. Teniendo en cuenta el lugar de ocurrencia y la pregunta primero registrado, se encontró que el 49,6% estaban en la escena, siendo la mayor causa del politraumatismo. Conclusión: Las defunciones se produjeron en la zona urbana, con el racimo de los barrios con alta incidencia de accidentes, y positivamente relacionados, mostrando también la existencia de regiones con mayores ocurrencias de densidad
  • Editor: Rio de Janeiro
  • Data de criação/publicação: 2016
  • Formato: p. 130-137.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.