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Características qualitativas da informação contábil o problema da compreensibilidade à luz da teoria semiótica e da comunicação
José Maria Dias Filho Masayuki Nakagawa
2001
Available at
FEA - Fac. Econ. Adm. Contab. e Atuária
(T657 D541c )
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Title:
Características qualitativas da informação contábil o problema da compreensibilidade à luz da teoria semiótica e da comunicação
Author:
José Maria Dias Filho
Masayuki Nakagawa
Subjects:
CONTABILIDADE (TEORIA)
;
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO CONTÁBIL
;
CONTROLADORIA
Notes:
Dissertação (Mestrado)
Description:
O principal objetivo deste trabalho é apresentar um quadro de referência conceitual capaz de demonstrar que a Teoria da Comunicação associada a conhecimentos de Semiótica pode fornecer metodologia útil a compreensibilidade das informações contábeis. Para tanto, baseia-se em estudos que sugerem existir relação entre o processo contábil e o processo geral da comunicação, bem como entre Contabilidade enquanto linguagem de negócios e Semiótica. A hipótese subjacente é a de que se a Teoria da Comunicação e a Semiótica têm sido utilizadas em diversas áreas de conhecimento para aprimorar processos de comunicação, a Contabilidade pode encontrar em tais disciplinas idêntico benefício. A motivação da pesquisa advém de estudos de que muitos termos empregados na evidenciação contábil não são adequadamente compreendidos por diversos extratos de usuários. Sugere-se que a Contabilidade utiliza terminologia demasiadamente complexa ou de sentido ambíguo. Nesse caso, considera-se que os dados contábeis tendem a ser desprezados ou tratados como elemento pouco relevante no processo decisório, isso quando não chega a provocar decisões incorretas. A Teoria da Comunicação vem revelar que a avaliação do referido problema não deve se restringir unicamente ao prisma da terminologia, haja vista que o código utilizado na composição das mensagens contábeis é apenas um elemento do complexo processo de comunicação. Além dele, outros fatores devem ser considerados, tais como: o nível de
conhecimento do emissor e do receptor, o contexto sociocultural em que ambos se encontram, o canal utilizado, o conteúdo da mensagem etc. Portanto, essa teoria estabelece parâmetros para se avaliar o ato comunicativo de maneira mais efetiva. ) Quanto à Semiótica, sua principal contribuição reside no fato de a mesma permitir melhor compreensão de como se desenvolve o processo de interpretação dos objetivos e eventos econômicos, além de fornecer parâmetros para a definição de regras sintáticas, semânticas e pragmáticas a serem observadas na comunicação contábil. Como linguagem de negócios, a Contabilidade deve observar tais regras para ser significativa e influenciar comportamentos na tomada de decisões
Creation Date:
2001
Format:
211 p.
Language:
Portuguese
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