skip to main content

Instrumento Cartões de Qualidade da Dor (ICQD) adaptação cultural e evidências de validade em crianças

Mily Constanza Moreno Ramos Lisabelle Mariano Rossato

2016

Localização: EE - Escola de Enfermagem    (T4652 (original) )(Acessar)

  • Título:
    Instrumento Cartões de Qualidade da Dor (ICQD) adaptação cultural e evidências de validade em crianças
  • Autor: Mily Constanza Moreno Ramos
  • Lisabelle Mariano Rossato
  • Assuntos: CRIANÇAS; DOR; CULTURA; ESTUDOS DE VALIDAÇÃO; ENFERMAGEM PEDIÁTRICA; FERIMENTOS E LESÕES; ENFERMAGEM; Child; Cultural Adaptation; Pain Assessment; Pediatric Nursing; Validation Studies; Wounds And Injuries
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Introdução: A avaliação da dor, constitui uma intervenção de enfermagem fundamental para o estabelecimento do tratamento adequado da dor. Portanto, os profissionais de enfermagem devem considerar o uso de instrumentos de avaliação de dor apropriados para as crianças. Dentre os instrumentos de avaliação encontram-se os instrumentos multidimensionais, porém evidenciou-se escassez destes instrumentos em idioma espanhol para a avaliação da dor em crianças com feridas por profissionais de enfermagem Colombianos. Objetivo: Adaptar culturalmente e encontrar evidências de validade do Instrumento Cartões de qualidade da Dor (ICQD) em crianças com feridas para a língua espanhola da Colômbia. Método: Estudo metodológico e transversal, que foi desenvolvido em duas etapas. Etapa 1: adaptação cultural e validação de conteúdo que esteve composta por seis fases; tradução, síntese das traduções, retrotradução, avaliação da versão por um comitê de juízes, avaliação por crianças na escola e no hospital, e pré-teste da versão final; Etapa 2: evidências de validade baseadas no constructo e no critério externo do ICQD, com 90 crianças em idade escolar hospitalizadas portadoras de feridas. O estudo foi realizado em um hospital pediátrico da cidade de Bogotá Colômbia, com previa aprovação do Comitê de ética da EEUSP e do hospital pediátrico.
    Os dados foram processados através do software IBM-SPSS 19.0 com nível de significância de 5% (p<0.005). Resultados: Todos as fases pertencentes à etapa de adaptação cultural foram realizadas satisfatoriamente, obtendo uma versão do ICQD adaptado. Foram encontradas evidências fortes baseadas no conteúdo com um IVC total de 0,92; PABAK de 0,79 em representatividade; 0,69 em clareza e 0,74 em dimensão teórica mostrando concordância substancial segundo avaliação dos juízes. No pré-teste, o ICQD versão adaptada mostrou ser clara para mais de 70% de crianças escolares hospitalizadas portadoras de feridas. Na etapa de evidências no critério externo, as variáveis de diagnóstico médico, tipo de ferida, localização de ferida, infecção da ferida, mobilidade e intensidade de dor mostraram resultados significativos. Conclusões: O Instrumento Cartões de Qualidade da Dor (ICQD) versão espanhol, mostrou-se adaptado culturalmente em crianças escolares com feridas no contexto Colombiano apresentando evidências de validade baseadas no conteúdo e no critério externo.
  • Data de criação/publicação: 2016
  • Formato: 132 p.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.