skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

Discurso da Matemática Específica para Ensinar: a arte de governar

Grilo, Jaqueline de Souza Pereira ; Barbosa, Jonei Cerqueira

Educação & Realidade, 2021, Vol.46 (1)

Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Educação

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    Discurso da Matemática Específica para Ensinar: a arte de governar
  • Autor: Grilo, Jaqueline de Souza Pereira ; Barbosa, Jonei Cerqueira
  • Assuntos: Discurso ; EDUCATION & EDUCATIONAL RESEARCH ; Educação Matemática ; Foucault, Michel ; Governamentalidade ; Mathematics ; Poder ; Teaching
  • É parte de: Educação & Realidade, 2021, Vol.46 (1)
  • Descrição: Resumo: O artigo discute como o discurso da Matemática específica para ensinar tem proposto a condução da conduta de professores(as) de Matemática. Trata-se de um ensaio teórico decorrente de uma problematização foucaultiana que incidiu sobre estudos que tratam do Conhecimento Matemático para o Ensino, do Conhecimento Especializado do Professor de Matemática e da Matemática para o Ensino. Esse discurso põe em exercício diferentes tipos de poder, mobilizando estratégias e táticas a fim de acionar a tecnologia nomeada Tecnologia da Especificidade Matemática. Os resultados sugerem que as condutas disponibilizadas por esse discurso transitam entre a lógica individual e disciplinar à lógica governamental.
  • Editor: Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Educação
  • Idioma: Português;Inglês

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.

  • Buscando por
  • emscope:(ASSIN_USP),scope:(USP),scope:(PRUSP),scope:(EBOOKS),scope:(PRODUCAO),scope:(EREVISTAS),scope:(DEDALUS),scope:(CR-USP),scope:(PRODINTEL),scope:(BDPI),primo_central_multiple_fe
  • Mostrar o que foi encontrado até o momento