skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

Experiências e reflexões sobre a prática docente Anti/Contra/Decolonial no ensino da História na escola pública e suas relações com o Museu da Maré como uma ferramenta pedagógica da Educação Popular

Manço de Souza, Francisco Overlande ; Rodrigues Pereira da Silva, Noélia ; Salustriano da Silva, Humberto

Intellèctus, 2021-07, Vol.20 (1), p.185-206

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    Experiências e reflexões sobre a prática docente Anti/Contra/Decolonial no ensino da História na escola pública e suas relações com o Museu da Maré como uma ferramenta pedagógica da Educação Popular
  • Autor: Manço de Souza, Francisco Overlande ; Rodrigues Pereira da Silva, Noélia ; Salustriano da Silva, Humberto
  • Assuntos: Anti ; Contra ; Decolonialidade ; Decoloniality ; Ensino de História ; History Teaching ; Museu da Maré
  • É parte de: Intellèctus, 2021-07, Vol.20 (1), p.185-206
  • Descrição: O artigo trata da experiência de prática docente decolonial em turmas do ensino médio em  escolas da rede pública do estado do Rio de Janeiro tendo como proposta pedagógica a utilização do Museu da Maré como exemplo de pedagogia Anti/Contra/Decolonial que pode ser usada em sala de aula como forma de contrapor uma historiografia tradicional eurocentrada. A experiência museológica e epistemológica do Museu da Maré nos oferece subsídios didáticos para uma historiografia alinhada aos grupos subalternizados, quando utiliza em suas práticas elementos da Educação Popular, alinhados ao da Anti/Contra/Decolonialidade.
  • Idioma: Inglês;Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.