skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

A modelagem da informação da construção (BIM) em empresas instaladoras de sistemas prediais

Luís Felipe Guerretta Eduardo Toledo Santos 1966-

2016

Localização: EPBC - Esc. Politécnica-Bib Central    (FMP-214 versão corr. )(Acessar)

  • Título:
    A modelagem da informação da construção (BIM) em empresas instaladoras de sistemas prediais
  • Autor: Luís Felipe Guerretta
  • Eduardo Toledo Santos 1966-
  • Assuntos: SISTEMAS PREDIAIS; SISTEMAS E PROCESSOS CONSTRUTIVOS; EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS -- ASPECTOS ADMINISTRATIVOS -- CUSTOS; CONSTRUÇÃO CIVIL
  • Notas: Mestrado Profissionalizante
  • Notas Locais: Programa Mestrado Profissional em Inovação na Construção Civil
  • Descrição: Modelagem da Informação da Construção ou BIM (Building Information Modeling) é um processo inovador aplicado na gestão de todo o ciclo de vida de um empreendimento. Por meio do BIM, desenvolve-se o modelo virtual do empreendimento a ser construído. Os componentes deste modelo contêm geometria e parâmetros com dados técnicos relevantes para sua caracterização e utilização. No segmento de obras de sistemas prediais, os contratantes ditam os valores dos contratos, cabendo às empresas construtoras e instaladoras fazerem uma estimativa de orçamento acurada para dominar os custos e mensurar seus riscos no contrato almejado. Dada esta perspectiva, existe a necessidade de determinar com precisão os quantitativos do projeto, ponto de partida de qualquer orçamento analítico ou detalhado. Este trabalho, dividido em dois estudos de caso, destina-se a compreender como a Modelagem da Informação da Construção pode alterar o processo de orçamentação nas empresas instaladoras, auxiliando na extração de quantitativos e compatibilização dos projetos. Baseando-se em um fluxo de trabalho BIM descrito por Eastman et al. (2011) e utilizando-se em conjunto o processo de modelagem proposto por Nguyen (2010), propõe-se que o desenvolvedor do modelo BIM de sistemas prediais seja a empresa instaladora, por esta ser o agente ativo na orçamentação e execução dos sistemas prediais. Nos estudos de caso, foi comparado a acurácia dos quantitativos de componentes do empreendimento dentre as propostas orçamentarias das empresas instaladoras, o modelo BIM criado, e o quantitativo real utilizado na execução de uma obra de um centro comercial.
    Os resultados desta pesquisa sugerem que a utilização do BIM é uma alternativa viável para as empresas instaladoras em seus processos de orçamentação, considerando-se o nível de detalhamento e as informações inseridas e a serem extraídas do modelo, conforme o processo apresentado e o guia de modelagem criado no decorrer deste trabalho.
  • Data de criação/publicação: 2016
  • Formato: 125 p.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.