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Casa fortaleza o livro de artista como transversalidade poética : arquitetura, arte e trabalho

Laila Terra de Calazans Fernandes Prates de Moura Branca de Oliveira

2023

Localização: ECA - Escola de Comunicações e Artes  PUBLICAÇÃO DE ARTISTA  (G t709.8105 T323c e.2 )(Acessar)

  • Título:
    Casa fortaleza o livro de artista como transversalidade poética : arquitetura, arte e trabalho
  • Autor: Laila Terra de Calazans Fernandes Prates de Moura
  • Branca de Oliveira
  • Assuntos: Terra, Laila; Farnsworth, Edith 1903-1977; Mies van der Rohe, Ludwig 1886-1969; Casa Edith Farnsworth; ARTE -- SÉCULO 21 -- BRASIL; XILOGRAVURA -- BRASIL; ARTE CONTEMPORÂNEA; POÉTICAS VISUAIS; ARQUITETURA; LIVRO DE ARTISTA; ARTISTAS VISUAIS -- SÉCULO 21 -- BRASIL; Architecture; Artist'S Book; Edith Farnsworth'S House
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Notas Locais: Programa de Pós-graduação em Artes Visuais.
  • Descrição: Esta é uma tese intitulada Casa Fortaleza: o livro de artista como transversalidade poética - arquitetura, arte e trabalho, que, simultaneamente, é um "livro de artista". Trata-se de uma tradução intersemiótica e poética da experiência da casa/ateliê - Casa Fortaleza - na forma de uma composição cartográfica de registros de tempo e territórios afetivos. Narra a experiência vivida durante o processo de construção e as experiências que ela continua a me proporcionar. A hipótese a ser examinada nessa tese é a de que Casa Fortaleza é uma obra poética em todas as perspectivas que podem ser consideradas. Esta obra está organizada em quatro partes: Prelúdio, Desenvolvimento, Manutenção e Glossário. As partes são compostas por impressões offset, séries gráficas feitas em xilogravura, entrevistas, textos reflexivos e diários in memoriam. A organização do livro não segue uma abordagem cronológica do processo de construção e vivência, mas busca destacar a transversalidade e interdisciplinaridade do problema definido como objeto de estudo, com uma característica essencial sendo a variação de múltiplos sistemas semióticos. Para fins acadêmicos, a obra possui duas versões: a versão impressa e a versão digital. Ambas diferem em termos de forma e conteúdo, mas são concebidas como um único produto. O Prelúdio é composto por impressões offset dos diários in memoriam que incluem reproduções anexadas da experiência original, a primeira parte da entrevista Uma experiência: da alegria da construção de uma casa à frustração da ferrugem?, a obra em formato de dobradura essa história é verdadeira e o texto Manifesto da arte de Manutenção da artista Mierle Ukeles. As partes "Desenvolvimento" e "Manutenção são apresentadas de cabeça para baixo, uma em relação à outra. A primeira parte Desenvolvimento é composta pela segunda parte da entrevista Uma experiência: da alegria da construção de uma casa à
    frustração da ferrugem? e pelo texto reflexivo De Vidro, por que não recua ou morre?. Inclui, ainda, conjuntos de xilogravuras e impressões offset que fazem referência às obras produzidas ao longo desta pesquisa. Já a parte Manutenção é composta por obras impressas digitalmente e offset, além de xilogravuras. Finalmente, no "Glossário: memorial das obras produzidas ao longo da pesquisa (2020/2023), estão listadas as referências de cada trabalho inserido. Cabe destacar que este trabalho foi desenvolvido empiricamente por meio de uma pesquisa da sensação, baseada em operações poéticas da tradução intersemiótica criativa e da apropriação: montagem (organização de fragmentos que constroem uma narrativa); colagem (organização de fragmentos com intuito estético); e a bricolagem (fragmentos de diferentes sistemas sígnicos), sendo no caso deste projeto - arquitetura, geografia, ecologia
  • Data de criação/publicação: 2023
  • Formato: 1 v. (não paginado) il. 30,5 x 30 cm.
  • Idioma: Português

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