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Programa de treinamento sobre método de coleta de material para exame microbiológico em um hospital de ensino: investimento e avaliação dos resultados; Programa de capacitación sobre el método de colecta de material para análisis microbiológico en un hospital-escuela: inversión y evaluación de los resultados; Training program on microbiological test collection material methods at a teaching hospital: investment and result assessment

Jericó, Marli De Carvalho; Castilho, Valéria; Perroca, Márcia Galan

Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 14 n. 5 (2006); 749-754

Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto 2006-10-01

Acesso online

  • Título:
    Programa de treinamento sobre método de coleta de material para exame microbiológico em um hospital de ensino: investimento e avaliação dos resultados; Programa de capacitación sobre el método de colecta de material para análisis microbiológico en un hospital-escuela: inversión y evaluación de los resultados; Training program on microbiological test collection material methods at a teaching hospital: investment and result assessment
  • Autor: Jericó, Marli De Carvalho; Castilho, Valéria; Perroca, Márcia Galan
  • Assuntos: Costs And Cost Analysis; Education; Nursing; Microbiology; Laboratory Techniques And Procedures; Costos Y Análisis De Costo; Educación; Enfermería; Microbiología; Técnicas Y Procedimientos De Laboratorio; Custos E Análise De Custo; Educação; Enfermagem; Microbiologia; Técnicas E Procedimentos De Laboratório
  • É parte de: Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 14 n. 5 (2006); 749-754
  • Descrição: Este estudo teve por objetivo avaliar os resultados, os custos diretos e o investimento de um programa de treinamento sobre coleta de materiais para exame microbiológico em um hospital de ensino. Foram consideradas como medida de resultados as coletas de exames que não seguiram os critérios estabelecidos (anomalia). O sistema de custeio variável e por absorção foram utilizados, respectivamente, para cálculo dos custos diretos e investimento. Dos 11.893 materiais colhidos foram evidenciadas anomalias em 59 (0,5%). O custo direto foi de R$ 154,10, e o investimento no treinamento, de R$ 2.431,29. Os achados permitiram concluir que o número de anomalias evidenciadas representou um baixo percentual em relação ao total de material colhido para exames microbiológicos, não se constituindo em ponto crítico que justificasse a continuidade do treinamento e conseqüente investimento.
    Este estudio tiene como objetivo evaluar los resultados, los costos directos y la inversión en un programa de capacitación para la colecta de muestras para análisis microbiológico en un hospital-escuela. Fueron consideradas como medida de resultados las colectas de análisis que no siguieron los criterios establecidos (anomalía). Los sistemas de costo variable y por absorción fueron utilizados, respectivamente, para calcular los costos directos y la inversión. De las 11,893 muestras recogidas, se manifestaron anomalías en 59 (0,5%). El costo directo fue de US$ 84.67, y la inversión total en el programa de US$ 1,335.87. Los resultados permitieron concluir que el número de anomalías evidenciadas significaba un bajo porcentaje con respecto al total de material recogido para análisis microbiológico y no constituía un punto crítico que justificase la continuación del capacitación y la consecuente inversión.
    This study aimed at evaluating the results, direct costs and investment of a training program on microbiological test material collection at a teaching hospital. Test collections that did not follow the established criteria (failure) were considered as the result measure. Variable and absorption costing were used to calculate direct costs and investments, respectively. Of the 11,893 collected materials, failures were evidenced in 59 (0.5%). Direct cost corresponded to R$ 154.10 and R$ 2,431.29 was invested in training. These findings revealed that the evidenced number of anomalies (failures) represented a low percentage in relation to the total collected material for microbiological exams. Therefore, this should not be considered a critical point that justifies the continuity of the training and, consequently, the investment.
  • Títulos relacionados: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2358/2542; https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2358/2543
  • Editor: Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Data de criação/publicação: 2006-10-01
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Inglês;Português

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