skip to main content

Alternativa de tratamento para lesão de mancha branca em odontopediatria

Gabriela C. Oliveira C Alencar; Thais Marchini de Oliveira; Salete Moura Bonifácio da Silva; Heitor Marques Honório; Congresso Odontológico de Bauru - COB (25. 2012 Bauru)

Resumos Bauru: Faculdade de Odontologia de Bauru - USP, 2012

Bauru Faculdade de Odontologia de Bauru - USP 2012

Item não circula. Consulte sua biblioteca.(Acessar)

  • Título:
    Alternativa de tratamento para lesão de mancha branca em odontopediatria
  • Autor: Gabriela C. Oliveira
  • C Alencar; Thais Marchini de Oliveira; Salete Moura Bonifácio da Silva; Heitor Marques Honório; Congresso Odontológico de Bauru - COB (25. 2012 Bauru)
  • Assuntos: PATOLOGIA BUCAL; MANCHA BRANCA; ODONTOPEDIATRIA
  • É parte de: Resumos Bauru: Faculdade de Odontologia de Bauru - USP, 2012
  • Notas: Disponível em: . Acesso em: 17 mar. 2014
  • Notas Locais: MPC Digital
  • Descrição: O tratamento atual da lesão de cárie no estágio de mancha branca depende fundamentalmente da remineralização do esmalte, que requer a cura da doença por meio da eliminação do biofilme dentário e controle da dieta. Os fluoretos também podem acelerar este processo. A ação nos fatores etiológico da doença pode requerer longo tempo e nesse intervalo a lesão pode cavitar, necessitando de tratamentos invasivos. Recentemente foi lançado um produto para tratamento microinvasivo das lesões de mancha branca, por meio da infiltração de material resinoso. O objetivo do trabalho é apresentar esta nova alternativa de tratamento para lesão de mancha branca, por meio da revisão da literatura, esclarecendo aos odontopediatras sua possibilidade de utilização clínica. O ICON® também denominado infiltrante tem como função a paralisação da desmineralização do esmalte dentário. Seu mecanismo de ação baseia-se na infiltração do material no interior da lesão para selamento da superfície e preenchimento da porosidade do esmalte desmineralizado. Apesar de ser composto por matriz de resina a base de metacrilato, se diferencia de adesivos e selantes resinosos por seu maior coeficiente de penetração. O infiltrante é indicado para o tratamento de lesões de cárie no estágio de mancha branca não cavitada e apresenta aparato específico para superfícies lisas e proximais. Assim sendo sua aplicação em odontopediatria pode ser promissora devido a alta prevalência de lesões proximais resultante da dificuldade das crianças na utilização de fio dental. O infiltrante é contra-indicado em lesões de cárie na dentina e esmalte cavitado, em hipoplasias e lesões erosivas. Conclui-se que o infiltrante é um material promissor para o tratamento de lesões de cárie iniciais em superfícies lisas e proximais no pacientes odontopediátricos.
    No entanto, deve ser considerado um tratamento auxiliar, devendose priorizar a reversão do risco e atividade de cárie, por meio de orientações de dieta e higiene.
  • Editor: Bauru Faculdade de Odontologia de Bauru - USP
  • Data de criação/publicação: 2012
  • Formato: p. 90.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.