skip to main content

A cruz e a quadra na arquitetura dos Jesuítas no Brasil: um discurso fotográfico

Entringer, Rogério

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Arquitetura e Urbanismo 2015-12-08

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    A cruz e a quadra na arquitetura dos Jesuítas no Brasil: um discurso fotográfico
  • Autor: Entringer, Rogério
  • Orientador: Pinto, Gelson Almeida
  • Assuntos: Arquitetura; Fotografia; Jesuítas; Architecture; Jesuits; Photography
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Este trabalho nasceu de um discurso fotográfico, isto é, a fotografia não só como uma ferramenta de pesquisa, mas também como um discurso visual, retraduzindo textos em imagens, e que nos revelou que a cruz e a quadra são as marcas da arquitetura da Companhia de Jesus. No primeiro capítulo pretendemos demonstrar que a cruz é o princípio norteador da simbologia dos jesuítas, apresentar quem eles eram, o que queriam, e porque vieram ao Brasil nos primórdios dos primeiros agenciamentos e ordenamentos. No segundo capítulo pretendemos demonstrar como a cruz é um traçado regulador que originou o pátio e a quadra, e o que isso simbolizou ao longo da história; e no terceiro capítulo demonstraremos como isso reflete na arquitetura jesuítica no Brasil. No quarto capítulo verificamos porque a cruz reguladora dos pátios e das quadras foram aplicados no Brasil e de que forma isso foi feito. Concluímos que a arquitetura dos jesuítas foi um lócus onde o modelo cultural, civilizador e educador implantado era o aristotélico-tomismo mesclado aos novos métodos modernos e inacianos tal como os Exercícios Espirituais, as Constituições Inacianas e a Ratio Studiorum, onde seu canteiro e seu desenho foram formas e meios de alcançar o objetivo maior que era tornar o indígena um cristão, a partir da catequese, e um homem, aos moldes europeus. E que no Brasil, entre 1549-1759, a santa linha reta, quadrada, armada, racional e ordeira, da cruz, foi o princípio norteador da concepção, espaço e elementos de uma arquitetura moderna, em quadra, como meio de domínio, conquista e conversão.
  • DOI: 10.11606/D.102.2016.tde-01022016-172724
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Arquitetura e Urbanismo
  • Data de criação/publicação: 2015-12-08
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.