skip to main content

ARTES VISUAIS E FEMINISMOS: IMPLICAÇÕES PEDAGÓGICAS

Coutinho, Andréa Senra ; Loponte, Luciana Gruppelli

Estudos feministas, 2015, Vol.23 (1), p.181-190 [Periódico revisado por pares]

Florianopolis: Centro de Comunicação e Expressão – CCE

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    ARTES VISUAIS E FEMINISMOS: IMPLICAÇÕES PEDAGÓGICAS
  • Autor: Coutinho, Andréa Senra ; Loponte, Luciana Gruppelli
  • Assuntos: arte ; artistas mulheres ; Artists ; Arts ; Contemporary art ; Dossiê ; Education ; Educational activities ; educação ; escola ; Females ; Feminism ; Humanities ; Learning environment ; Pedagogy ; PSYCHOLOGY, MULTIDISCIPLINARY ; School environment ; Teaching ; Women ; WOMEN'S STUDIES
  • É parte de: Estudos feministas, 2015, Vol.23 (1), p.181-190
  • Descrição: Qual o sentido de tratarmos da relação entre artes visuais e feminismos hoje? Quais os efeitos possíveis dessa discussão nas práticas contemporâneas de ensino de arte? Essas e outras indagações permeiam este artigo, que pretende trazer à tona um tema ainda marginal, quase invisível em nossas principais preocupações pedagógicas em relação à arte e às práticas docentes, invisibilidade essa decorrente também da escassa produção teórica a respeito, em especial, em língua portuguesa. As discussões apresentadas neste artigo emergem principalmente de pesquisas realizadas por Loponte (2002, 2005, 2008, 2010) e Coutinho (2010, 2011). Ao levantar questionamentos que entrelaçam artes visuais e feminismos, ou a ideia de uma arte perpassada pelas intenções feministas, propomos um olhar mais atento para as práticas pedagógicas que não se eximem de incorporar tais discussões, mas ainda parecem estar letárgicas para essa e outras abordagens mais provocativas e descondicionantes no contexto escolar. Ao final, pretendemos chamar a atenção para a necessidade de uma análise crítica envolvendo um trabalho voltado ao ensino da arte produzida por mulheres na contemporaneidade em espaços escolares, apresentando algumas argumentações favoráveis a esse empreendimento docente.
  • Editor: Florianopolis: Centro de Comunicação e Expressão – CCE
  • Idioma: Português;Espanhol

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.