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Globalização e educação: a formação do comunicador social na América Latina

Sakata, Marici Cristine Gramacho

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes 2008-03-24

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Globalização e educação: a formação do comunicador social na América Latina
  • Autor: Sakata, Marici Cristine Gramacho
  • Orientador: Baccega, Maria Aparecida
  • Assuntos: América Latina; Universidade; Globalização; Educação; Comunicação; Education; Globalization; Latin America; Communication; University
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: O estudo das relações entre a globalização e a educação superior possibilita compreender as questões locais no contexto das discussões e teorias sociais globais. Com isso, o objetivo desta tese é analisar os efeitos da globalização na formação do comunicador, pela análise dos cursos de graduação em Comunicação Social em universidades latino-americanas. Esta pesquisa tem como base o referencial teórico dos Estudos Culturais. Quanto ao tratamento metodológico combinaram-se a pesquisa bibliográfica e a pesquisa qualitativa. Em primeiro lugar buscamos as teorias e modelos de globalização existentes na literatura para compreender a natureza, o objeto, a estrutura e a dinâmica deste fenômeno. Pesquisamos a estrutura e os sistemas de ensino superior de cada país da amostra, as características dos cursos de Comunicação Social, e as mudanças ocorridas no \"mercado educacional\" da década de 1980 até 2007. Na pesquisa qualitativa, foram analisados os conteúdos das missões e objetivos declarados pelas Instituições de Ensino, aplicou-se um questionário e foram feitas entrevistas com professores. Além das universidades latino-americanas, analisamos Instituições norte-americanas, francesas e espanholas como base de comparação. Algumas instituições francesas e espanholas da amostra foram visitadas. Os relatos foram analisados a partir do referencial teórico e os resultados deste estudo foram de grande valia para melhor compreensão da influência exercida pela globalização sobre os processos educacionais, e onde podemos atuar frente a esse fenômeno como agentes ativos diante das mudanças globais. Outro resultado importante é a constatação de que a Instituição de Ensino é um espaço importante para a reflexão sobre identidade e cultura e, por isso, os cursos de comunicação não podem visar apenas à prática do mercado, o que se verificou ser uma tendência.
  • DOI: 10.11606/T.27.2008.tde-31052008-232449
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes
  • Data de criação/publicação: 2008-03-24
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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