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Análise das disfunções e benefícios que ocorrem na implantação e uso do modelo de referência no processo de desenvolvimento de produto

Lhama, Paula Gabriela

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Engenharia de São Carlos 2013-08-23

Acesso online

  • Título:
    Análise das disfunções e benefícios que ocorrem na implantação e uso do modelo de referência no processo de desenvolvimento de produto
  • Autor: Lhama, Paula Gabriela
  • Orientador: Rozenfeld, Henrique
  • Assuntos: Benefícios; Processo De Desenvolvimento De Produto (Pdp); Modelo De Referência; Gestão Por Processo; Disfunções; Dysfunctions; Business Process Management; New Product Development; Benefits; Reference Model
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: O desempenho do Processo de Desenvolvimento de Produto (PDP) depende de como a empresa gerencia seu processo. A adoção de um modelo de referência para o PDP tem se mostrado uma boa prática, pois aumenta a capacidade de a empresa em controlar as mudanças no processo, avaliar seu desempenho, propor melhorias além de permitir uma maior compreensão do processo como um todo, padronizando e controlando todas as fases do PDP. Isso proporciona um melhor aproveitamento de recursos e, consequentemente, menor tempo de desenvolvimento e maior satisfação do cliente. Entretanto, muitas empresas não obtêm os resultados esperados durante e/ou após a implantação do modelo de referência específico, uma vez que nem todas estão preparadas culturalmente para adotar um processo estruturado. Na literatura, há poucas pesquisas que relatam, por meio de estudos de casos, quais os problemas e impactos que as organizações enfrentam ao aplicar um modelo de referência específico. O presente estudo tem por objetivo analisar as disfunções e benefícios que ocorrem no modelo de referência específico no PDP. Para isso, foram pesquisadas inicialmente as disfunções e benefícios na literatura e realizado estudo de caso em duas empresas. Os resultados mostram que as disfunções encontradas na literatura em sua maioria não foram confirmadas nas empresas, devido às particularidades de cada uma. E foi constatado por meio de entrevistas que algumas disfunções estiveram presentes apenas durante a implantação do modelo de referência específico. Diferentemente do panorama das disfunções, os benefícios apresentados, em sua maioria, foram confirmados em ambas as empresas.
  • DOI: 10.11606/D.18.2013.tde-30102013-085426
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Engenharia de São Carlos
  • Data de criação/publicação: 2013-08-23
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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