skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

Configura����es e transforma����es do ensino jur��dico em cursos de elite no Estado de S��o Paulo, de 2007 a 2018; Configurations and transformations of legal education into elite courses in the State of S��o Paulo, from 2007 to 2018

Belvel Fernandes J��Nior, Jo��O Gilberto

Plural; v. 29 n. 01 (2022): Transforma����es recentes na educa����o superior brasileira; 121-141

Universidade de S��o Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ci��ncias Humanas 2022-06-30

Acesso online

  • Título:
    Configura����es e transforma����es do ensino jur��dico em cursos de elite no Estado de S��o Paulo, de 2007 a 2018; Configurations and transformations of legal education into elite courses in the State of S��o Paulo, from 2007 to 2018
  • Autor: Belvel Fernandes J��Nior, Jo��O Gilberto
  • Assuntos: Ensino Jur��Dico; Campo Jur��Dico; Ensino Superior; Sociologia Da Educa����O; Sociologia Do Direito; Legal Teaching; Legal Field; University Education; Sociology Of Education; Sociology Of Law
  • É parte de: Plural; v. 29 n. 01 (2022): Transforma����es recentes na educa����o superior brasileira; 121-141
  • Descrição: The article aims to discuss the configurations and transformations of teaching in elite undergraduate law schools in the State of S��o Paulo between 2007 and 2018. Therefore, it analyzes the 11 Political-Pedagogical Projects edited in the period by the 6 most reputed faculties of Law in the State, as well as the 703 mandatory courses created by these documents, and the lattes curricula of its 672 professors. Based on these data, it was possible to draw profiles in relation to the way in which these courses are reproduced and to the cultural capital that they ideally transmit to their students. The work concludes with the crossing of these profiles, which reveals the concrete traces of the dynamics of competition and social division of the work of domination in the dominant pole of the S��o Paulo legal-academic subfield.
    O artigo tem como objetivo discutir as confi gura����es e as transforma����es do ensino em cursos de gradua����o em Direito de elite no Estado de S��o Paulo entre os anos de 2007 e 2018. Para tanto analisa os 11 Projetos Pol��tico-Pedag��gicos editados no per��odo pelas 6 faculdades de Direito mais reputadas no pa��s, assim como as 703 disciplinas obrigat��rias criadas por esses documentos, e os curr��culos lattes de seus 672 docentes. A partir desses dados foi poss��vel tra��ar perfis em rela����o ao modo de reprodu����o desses cursos e ao capital cultural que eles idealmente transmitem ao alunato. A conclus��o do trabalho se d�� com o cruzamento destes perfis, que permite revelar tra��os concretos da din��mica de concorr��ncia e de divis��o social do trabalho de domina����o no polo dominante do subcampo jur��dico-acad��mico paulista.
  • Títulos relacionados: https://www.revistas.usp.br/plural/article/view/192513/183622
  • Editor: Universidade de S��o Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ci��ncias Humanas
  • Data de criação/publicação: 2022-06-30
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.