skip to main content

O trabalho em agências de comunicação: processos produtivos e densificação da atividade no jornalismo de rabo preso com o cliente

Moliani, João Augusto

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes 2020-05-29

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    O trabalho em agências de comunicação: processos produtivos e densificação da atividade no jornalismo de rabo preso com o cliente
  • Autor: Moliani, João Augusto
  • Orientador: Paulino, Roseli Aparecida Figaro
  • Assuntos: Agência De Comunicação; Trabalho; Jornalista; Jornalismo; Comunicação E Trabalho; Assessoria De Imprensa; Análise Do Discurso; Communication And Work; Discourse Analysis; Communication Agency; Journalism; Journalist; Press Office; Work
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Notas Locais: Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação.
  • Descrição: Esta tese foi desenvolvida com a finalidade de compreender a atividade de trabalho dos jornalistas que atuam fora das redações, especialmente em agências de comunicação. Para realizar este objetivo buscamos triangular métodos realizando tanto observações de campo, com coleta de materiais em duas agências de comunicação na cidade de Curitiba, Paraná, quanto técnica de entrevistas exclusivas e aprofundadas com 12 profissionais dessas agências - assessores, coordenadoras, gestoras e sócias - e pesquisa bibliográfica em diferentes áreas do conhecimento como Comunicação, Sociologia e Análise do Discurso. Apoiamo-nos nos preceitos do binômio Comunicação e Trabalho, identificamos as prescrições, os valores, as rotinas e as relações de comunicação que se estabelecem nessa atividade de trabalho a partir da observação e da manifestação dos jornalistas, cotejando-as com a literatura pertinente. Desse modo, conseguimos revelar como o jornalismo está presente na atividade dos assessores, tanto como ferramental para o exercício da atividade quanto como discurso que busca a inserção na comunidade de jornalistas. Constatamos que a assessoria de imprensa é um termo e uma atividade em desuso. O motivo identificado é a insuficiência da imprensa e do jornalismo como disseminadores de informações públicas na contemporaneidade frente a tantas outras formas de produção e disseminação de informações proporcionadas pelas tecnologias de informação e comunicação (TICs). Investigamos a atividade de trabalho dos jornalistas em agências de comunicação relacionando-a com as transformações da sociedade global e as mudanças no estatuto profissional do jornalista na contemporaneidade. A observação, os materiais recolhidos nas agências e as entrevistas revelam os processos produtivos nas agências e a densificação dessa atividade, bem como o uso que os assessores fazem do ferramental jornalístico e a vinculação da produção aos anseios do cliente.
  • DOI: 10.11606/T.27.2020.tde-02032021-111757
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes
  • Data de criação/publicação: 2020-05-29
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.