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As casas de Oscar Niemeyer: a experiência da casa enquanto processo gerador da obra pública - técnica e criação sobre precedentes

Suplicy Neto, João Virmond

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo 2008-05-12

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    As casas de Oscar Niemeyer: a experiência da casa enquanto processo gerador da obra pública - técnica e criação sobre precedentes
  • Autor: Suplicy Neto, João Virmond
  • Orientador: Gilioli, Ubyrajara Gonsalves
  • Assuntos: Lógica E Liberdade Formal; A Precedência Na Criação; Casas (Arquitetura); Oscar Niemeyer (1907-1912); Forma E Função; O Trânsito Entre O Privado E O Público; Logical And Formal Freedom; A Precedence In Creating; Houses (Architecture); Form And Function; The House And The Public Work
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Esta tese trata de um breve ensaio, que visa refletir possibilidades de interconexões projetuais, no processo metodológico adotado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, aqui voltadas às associações possíveis entre seus projetos de casas e seus projetos para obras de uso público. Ao adotar um recorte analítico em meio à vasta produção de sua obra, considera-se como fato o paradigma da precedência de repertório em obras que envolvam criação, as quais, se estudadas a partir da compreensão desta lógica, permitem ligação analítica à origem do novo. Para se entender o processo criativo de Niemeyer, é necessário entender o início do pensamento moderno que, instituído em âmbito mundial no começo do século XX, trouxe uma nova maneira de se pensar as cidades e o espaço construido. A partir da reformulação radical dos postulados e da criação de parâmetros adequados a uma nova arquitetura, a ideologia moderna apresentou uma nova epistemologia para o processo do projeto, passou a considerar como constituintes a objetividade construtiva, com base em novas tecnologias; a máxima otimização do espaço construido, a partir de um pragmatismo funcional e boa ocupação ergonômica; a autenticidade formal, desvinculada de alusões explícitas de cunho historicista e, a inserção adequada do edifício no contexto urbano. O conhecimento de arquitetura moderna, absorvido na Escola Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro e a iniciação profissional junto ao mestre Lúcio Costa prepararam Oscar Niemeyer para, em 1936, iniciar um profícuo relacionamento com o arquiteto franco-suíço Le Corbusier, principal fonte do pensamento moderno da nova arquitetura, de quem, pela convivência prática recebe ensinamentos metodológicos fundamentais ao seu trabalho. A absorção das diretrizes corbusianas possibilitou a Niemeyer a incorporação da nova lógica do projeto que, por se pautar em diretrizes tipológicas de método aberto à apropriação e não ao modelo fechado, abre frente à suas perspicácia intuitiva e propõe a incursão de sua liberdade criativa, o que lhe possibilitou ao longo da carreira uma produtiva linha evolutiva, seguidamente acompanhada de surpresa projetual. O conhecimento de cânones e a fértil imaginação manipulada pela percepção espacial, acompanhada da poética do talento, possibilitam a Niemeyer conceber obras que da surpresa pelo inesperado se tornam ícones no campo da significação urbana. A escolha do tema desta pesquisa, voltada para as Casas de Oscar Niemeyer e direcionada à experiência destas, enquanto processo gerador da obra pública, parte do pressuposto de que há sempre uma precedência no processo criativo. A existência de uma dialética entre o público e o privado permite, por meio de alguns estudos de caso, traçar relações tipológicas e considerar um repertório de gênese comum, flexibilizado em diferentes projetos e que, aparentados de origem e diversos de uso, têm a ciração percebida por meio de uma relação de influências que pode transitar entre obras de caráter privado, residenciais e destas com outras de caráter público e com isso, comprovar a eficácia de seu método projetual, ao ponto de utilizar a mesma solução em diferentes temas.
  • DOI: 10.11606/T.16.2008.tde-18102022-101934
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
  • Data de criação/publicação: 2008-05-12
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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