skip to main content

O ensino da segurança contra incêndio em curso de arquitetura no Brasil

Braga, Marcela Falcão ; Valle, Ivan Manoel Rezende do ; Rocha, Cláudia Maria Miranda Alencar

Pesquisa em arquitetura e construção : PARC, 2020-05, Vol.11, p.e020006-e020006 [Periódico revisado por pares]

Universidade Estadual de Campinas

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    O ensino da segurança contra incêndio em curso de arquitetura no Brasil
  • Autor: Braga, Marcela Falcão ; Valle, Ivan Manoel Rezende do ; Rocha, Cláudia Maria Miranda Alencar
  • Assuntos: ensino ; projeto arquitetônico ; segurança contra incêndio
  • É parte de: Pesquisa em arquitetura e construção : PARC, 2020-05, Vol.11, p.e020006-e020006
  • Descrição: O arquiteto precisa lidar, nas suas atribuições profissionais, com as medidas de Segurança Contra Incêndio (SCI) no projeto das edificações, sendo imprescindível uma sólida formação sobre esse assunto. No entanto, ainda é frágil a participação desses profissionais no processo de inserção dessas medidas na concepção do projeto, devido à deficiência no ensino dos cursos de Arquitetura e Urbanismo do Brasil. Por isso, cabe às instituições de ensino garantir o acesso a esse tema em sua grade curricular, para que o arquiteto tenha, em sua formação, noções de segurança contra incêndio suficientes para conceber um projeto arquitetônico otimizado. O objetivo do presente artigo é avaliar o ensino de SCI em um curso de Arquitetura e Urbanismo do Brasil. A investigação da situação do ensino dessa instituição foi realizada por meio da análise do projeto pedagógico do curso, dos planos das disciplinas e de trabalhos de conclusão de curso concebidos por alunos. Os resultados confirmaram a deficiência no ensino, e a partir deles foi possível apontar onde estão as principais lacunas no ensino da instituição. Espera-se que o resultado deste estudo promova reflexões para mudanças nos programas pedagógicos de cursos de graduação em Arquitetura e Urbanismo das Instituições de Ensino Superior brasileiras e que, consequentemente, contribua para o desenvolvimento profissional e para a maior segurança das edificações.
  • Editor: Universidade Estadual de Campinas
  • Idioma: Inglês;Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.