skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

Usuário-mídia: a relação entre a comunicação organizacional e o conteúdo gerado pelo internauta nas mídias sociais

Terra, Carolina Frazon

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes 2011-02-22

Acesso online

  • Título:
    Usuário-mídia: a relação entre a comunicação organizacional e o conteúdo gerado pelo internauta nas mídias sociais
  • Autor: Terra, Carolina Frazon
  • Orientador: Correa, Elizabeth Nicolau Saad
  • Assuntos: Comunicação Organizacional; Mídias Sociais; Redes Sociais On-Line; Usuário-Mídia; Corporate Communications; On-Line Social Networks; Social Media; User-Media
  • Descrição: E sta tese de doutorado objetiva entender como as redes sociais on-line impactam a comunicação das organizações frente ao conteúdo informativo disseminado na internet pelos usuários, que nomeamos por usuário-mídia. Para comprovar como se dá esse processo, além da revisão bibliográfica baseada nas formas contemporâneas da comunicação organizacional e nas teorias de relacionamento social em redes digitais, buscamos pesquisar como algumas corporações de destaque do cenário atual se comportam frente às mídias sociais. Para delimitar tais corporações, escolhemos dois rankings de marcas mais influentes e mais valiosas elaborados pela Revista Época e observamos as organizações em relação à quantidade de canais em que estão presentes para dialogar com seus públicos e o nível de engajamento destes com os internautas, o que nos rendeu dois instrumentos inovadores, por nós criados, que possibilitam orientar a gestão da relação da comunicação organizacional com os usuários-mídia: uma matriz de presença e engajamento e uma régua de presença. Toda a pesquisa está embasada em autores que trabalham o tema das redes sociais, das mídias sociais e da comunicação organizacional.
  • DOI: 10.11606/T.27.2011.tde-02062011-151144
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes
  • Data de criação/publicação: 2011-02-22
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.